Créditos

Direcção,Organização,Redacção: Álvaro Lobato de Faria

segunda-feira, 31 de março de 2008

Açores,2008_Curadoria no Centro Cultural de Ponta Delgada-ANIMA

Álvaro Lobato de Faria (à esq. ) entrevistado por Margarida Neves Pereira, jornalista do "Açoriano Oriental" aludiu como Director coordenador do MAC-Movimento Arte Contemporânea , a actividade deste espaço no campo da divulgação artística, cultural e pedagógica.


Álvaro Lobato de Faria é curador para os Açores da exposição de Teresa Mendonça, Prémio MAC' 2007 Revelação Pintura e fez a introdução à mostra desta pintora " esta cor de memórias feita" no espaço ANIMA Centro Cultural de Ponta Delgada e a convite da Câmara Municipal de Ponta Delgada , cidade natal da artista.


Dr.Álvaro Lobato de Faria,director coordenador do MAC-Movimento Arte Contemporânea ,apresentando a exposição, pintora Teresa Mendonça,Dra.Berta Cabral,Presidente da C.M. de Ponta Delgada,Dr. Decq Mota ,Director do ANIMA e Dr. José de Mello


Exma. Sra. Dra. D. Berta Cabral
Digníssima Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada
Exmo. Sr. Dr. José Mello,
Ilustres convidados e amigos
É com grande satisfação que estou hoje aqui, como director coordenador do MAC – Movimento Arte Contemporânea, agradecendo a possibilidade de apresentar a exposição da pintora Teresa Mendonça “esta cor de memórias feita”.
Agradeço a toda a equipe do ANIMA-CULTURA que tão eficientemente se colocou ao nosso dispor.
Congratulo-vos pelo vosso indiscutível contributo para a divulgação cultural e artística dos Açores, que certamente servirá de exemplo para iniciativas similares em outras instituições públicas ou não.

O significado deste evento é o de homenagear a pintora Teresa Mendonça pelo facto de lhe ter sido atribuído o prémio MAC’2007 Revelação-Pintura, que a instituição que dirijo atribui todos os anos ao conjunto de obras e ao Artista que mais se revelou durante os anos anteriores.
O percurso desta artista justifica inteiramente a atribuição do Prémio MAC’Revelação-Pintura que este ano lhe foi conferido.
Note-se que o MAC – Movimento Arte Contemporânea em Lisboa, espaço cultural largamente reconhecido nacional e internacionalmente por todas as instituições públicas ligadas à cultura tais como: a Assembleia da República, Fundação Calouste Gulbenkian, Sociedade da Língua Portuguesa, Instituto Camões, Embaixadas e Museus, onde frequentemente o MAC tem actuado através de inúmeras palestras e exposições, com especial incidência em todos os centros culturais das embaixadas de Portugal no Mundo Lusófono e com centenas de intervenções culturais nas universidades portuguesas e estrangeiras, na Televisão , Rádio e imprensa da especialidade ,sendo o único espaço cultural que anualmente atribui os Prémios MAC à imprensa, às instituições que mais colaboraram connosco durante o ano e aos artistas que mais se destacaram com o conjunto das suas obras nos múltiplos âmbitos.
Chamamos a atenção para o facto de a concepção e execução do troféu ser sempre executada a nosso convite por um escultor de grande mérito da Galeria, Professor Catedrático Escultor João Duarte, Prémio Mundial de Medalhística, no ano de 2002, em Paris.
Sendo estes prémios: os MAC’ Mérito e Excelência, Honorário, Prestigio, CARREIRA, Pintura, Escultura, Medalhística, Joalharia, Tapeçaria, Revelação, e ainda os Prémios MAC atribuídos à Instituição e Personalidade Cultural que mais se destacou, actuando (culturalmente) em parceria com o MAC, designados por um júri bastante qualificado, que é formado por grandes mestres das várias áreas especificas e pela direcção do MAC.
Esta grande iniciativa cultural estruturada e criada por mim de há 14 anos para cá tem sempre lugar na primeira 3ªfeira do mês de Julho de cada ano, e para a qual desde já convido Vossas Excelências e todos os amigos aqui presentes a conviver connosco nesse dia.

Esta exposição que a Pintora Teresa Mendonça, nos mostra agora, na sua terra de origem e que a artista, deste modo, tanto enobrece, patenteia, de facto, um conjunto de obras que, por si só, contam e percorrem as memórias de uma artista que viveu particularmente os horizontes atlânticos destas ilhas nos seus verdes luminosos, em que o por do sol nos presenteia com maravilhosos espectáculos de cor.

Fala-nos pela incidência desta cor que transporta e assume o papel de contador de histórias vividas, de interlocutor entre a obra e o espectador.

Assim, a pintura de Teresa Mendonça é uma demonstração de profunda sensibilidade e amadurecimento.
A sua linguagem é marcada por um jogo de alusões, ocultações e associações que apela à experiência existencial do observador, arrastando-o para desafios que deseja enfrentar, como se fizesse parte desse mundo ali proposto. As suas telas mostram exercícios de criação cromática, dos quais uns derivam de sistemas de aprendizagem e outros do próprio comportamento emocional da artista com a pintura, verdadeiramente demonstrativo do empenho, do ensaio e da vontade com que Teresa Mendonça enfrenta a intimidade do espaço, da cor e da luz, na ânsia de repensar a arte e o refazer artístico.

Em algumas destas telas somos confrontados com o intimismo dos antigos espaços musicados onde as melodias se escoam e ecoam em planos de tons surdos onde uma ou outra estridência nos chama para um mundo onde a luz se encontra, ou encontramo-nos ainda nas sombras de uma casa, onde o fazer é o passar dos dias na nostalgia precisa de uma infância longínqua.

Um ”ser total” surge do afecto inter cromático que se nos impõe como objecto procurado na sua intencionalidade de fazer parte do nosso universo de prazeres visuais, que encontraríamos fortuitamente num campo aberto de papoilas ou num mar suposto de Iemanjá.

Estamos, assim, perante a pintura que Teresa Mendonça nos propõe e que advém de um contacto permanente, afectivo e efectivo com a plasticidade das formas e a memória das coisas e do mundo.


Colocando-nos à vossa inteira disposição, bem como aos dois espaços MAC para qualquer forma de colaboração que V Ex.as. entendam conveniente para iniciativas, dentro das nossas actividades culturais, artísticas e pedagógicas,

agradeço e cumprimento respeitosamente V. Ex.as.

Álvaro Lobato de Faria
Director Coordenador do MAC
Movimento Arte Contemporânea

ANIMA

Ponta Delgada,

em 26 de Março de 2008

Sem comentários: