Créditos

Direcção,Organização,Redacção: Álvaro Lobato de Faria

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Balanço de Actividades Culturais// Defeses Fine Arts

Madrid, 5 de Fevereiro de 2008


Exmo. Sr. Dr. Álvaro Lobato de Faria,




Foi uma estranha coincidência ter aparecido no mesmo número da revista Niram Art (6/2007) um artigo sobre o galerista e coleccionista Ambroise Vollard, juntamente com uma entrevista com o galerista português Álvaro Lobato de Faria. Ao pedido do pintor Romeo Niram, dirigi-me para o MAC de Lisboa a entrevistar uma pessoa sobre a qual ouvira falar-se muito mas não conhecia. Descobri com encanto que essa pessoa era exactamente tal como fora descrito: um intelectual refinado, um professor carismático, um “gentleman” dos outros tempos.


Depois de conhecer mais sobre a actividade do MAC, instituição que o Sr. Álvaro Lobato de Faria fundou, dei-me conta que tal vez essa coincidência do Número 6 da revista Niram Art não tenha sido apenas uma coisa curiosa do destino. Lembro-me de ter visto em Paris, no verão de 2007, uma exposição no Musée d' Orsay, dedicada ao maior galerista da historia das artes, Ambroise Vollard. Fui impressionada ao saber que o galerista Vollard foi retratado por pintores como Picasso, Cezánne, Renoir, Louis Valtat e indaguei-me sobre o que terá levado a tantos artistas a retratarem a mesma pessoa.


A resposta às minhas perguntas veio mais tarde, depois de conhecer em Lisboa o Sr. Álvaro Lobato de Faria e depois de ver seu retrato, pintado por Romeo Niram. Encontrei no Sr. Álvaro Lobato de Faria o mesmo espírito inovador, a mesma paixão pelas artes, a mesma coragem de ir em contra das ondas para promover os jovens artistas, qualidades que terão ganho a admiração desses pintores para o grande Vollard.


O Sr. Álvaro Lobato de Faria não é um simples amante da arte, senão o mais importante e inspirado galerista e promotor das artes não só de Portugal, mas de todo o mundo



lusófono. O Sr. Álvaro Lobato de Faria tem o papel-clave no desenvolvimento e na promoção das belas artes, sendo um dos mais ardentes sustentadores dos jovens talentos, abrindo novos caminhos nesse sentido, sacudindo o pó das velhas mentalidades e provocando em Portugal um verdadeiro “movimento” de arte contemporânea.



Hoje, como directora da Agência Defeses Fine Arts, vocacionada para a promoção das belas artes na imprensa, sinto muito orgulho em trabalhar com o Dr. Álvaro Lobato de Faria e poder contribuir a divulgar a sua actividade e os sucessos do MAC no mundo.


Defeses Fine Arts PR Agency
Directora Eva Defeses

Sem comentários: