Créditos

Direcção,Organização,Redacção: Álvaro Lobato de Faria

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

DIVULGAR_do Neo-realismo


Permitindo-os chamar a atenção para o espaço histórico de tão importante relevância em que se situa a estética plástica e literária do Movimento Neo_Realista Português e para a pouca visibilidade que é dada a esta expressão plástica na nossa História da Arte, estamos a projectar uma mesa redonda sobre o referido tema em data a determinar oportunamente.



Álvaro Cunhal_desenho

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Prémio RUMOS LITERATURA 2007/2008

Notícia:

Amigos queridos,

Quero compartilhar com vocês uma pequena conquista: fui agraciada com o prémio Rumos Literatura 2007/2008 do Itaú Cultural, na categoria Produção Literária.
Beijo grande

Shirley Carreira




A Prof. Catedrática Dra. Shirley Carreira da Universidade UNIGRANRIO, Rio de Janeiro acaba de receber o prestigioso prémio “Rumos Literatura” 2007/2008 do Itaú Cultural na categoria Produção Literária.
A Catedrática Shirley Carreira é especializada em Literatura Portuguesa sendo uma das maiores sumidades na sua área e no que se refere a obra do escritor José Saramago.
Refiro ainda que prefaciou com grande qualidade o livro "Percepção do Olhar "da fotógrafa Rosa Reis,versando a actividade de Álvaro Lobato de Faria e do MAC ,texto esse que faz a apresentação deste blog.
(post junho 2007)
Parabéns, Shirley, tenho o maior orgulho na nossa Amizade, que se alicerçou sobre valores tão altos como o da honestidade e do saber.

domingo, 21 de outubro de 2007

Álvaro Lobato de Faria apresentando "AS FORMAS DO EXISTIR" de NELSON DIAS



Álvaro Lobato de Faria apresentando

"As Formas do Existir" de Nelson Dias




Falar da pintura de Nelson Dias é tarefa difícil e apaixonante.
Pintor de formação sériamente académica, e digo seriamente, porque não é fácil assumi-lo em dias que correm, em épocas em que o fazer não evoca de todo o conhecimento, a capacidade e talento de quem o faz.
Na sua multifacetada capacidade como artista e pedagogo, Nelson Dias conquistou sem esforço, nem disfarce, a apreciação de fruidores e alunos.
A imensa e global tendência de interesses fez deste Artista um dos maiores criativos portugueses do sec. XX.
Como tal, e numa ”aventura” marcadamente portuguesa, foi desde sempre contestado, pelos “menores”, nos seus efémeros pedestais …
Uma série de jogos em cadeia, como os que diariamente se repetem ao nível das pseudo-culturas deste país, submergindo tudo e todos aqueles que se revelam e são, de facto, provadamente superiores, rodeou este homem, que deveria ter sido louvado em vida por todos os que com ele conviveram.

Alguns críticos souberam abordar sabiamente a sua obra, como distinta e soberana.
Falamos de Margarida Botelho, Emídio Rosa Oliveira, Isabel Carlos, Porfírio Alves Pires.
Falamos ainda de toda a critica ligada à nova banda desenhada de que Nelson Dias foi pioneiro em Portugal, com “Wânya-Escala Orongo”, cuja 2ªedição virá agora a público.
Nelson Dias deixou com o seu prematuro desaparecimento uma obra digna de ser reapreciada por quem de direito, por críticos e historiadores deste tempo, categorizados, e à sua altura e capacidade.

É, por tudo isto, que o MAC-Movimento Arte Contemporânea tem o orgulho maior em apresentar esta retrospectiva “As Formas do Existir” de parte da obra de Nelson Dias que merece de todos nós, de todas as áreas de actividade, o maior respeito e esperamos, com toda a determinação e orgulho, ter levantado a ponta do véu que cobre esta obra de tanta ingratidão e silêncio.

Álvaro Lobato de Faria
Director Coordenador do MAC-Movimento Arte Contemporânea




















Texto do Comunicado ao Corpo Docente da FBA.UL



Queremos agradecer à Professora Dra. Cristina Azevedo Tavares, ao Professor Escultor João Duarte e à Professora Pintora Marília Viegas, a sua presença quando da inauguração da retrospectiva do Professor Nelson Dias, falecido em 1993, e lamentar profundamente a ausência e o silêncio de qualquer outro elemento do corpo docente dessa Faculdade (F.B.A.-U.L.), que muito evidente se tornou e severas críticas levantou.
Agradecemos a sentida e extraordinária comunicação feita pelo Professor Escultor João Duarte sobre a obra e personalidade do Professor Pintor Nelson Dias, que certamente ficará na memória das inúmeras pessoas que estavam presentes.
Foi pena que não tenha sido feita a devida divulgação da importante exposição (que se encontrará patente ao público até 30 de Novembro no MAC-Movimento Arte Contemporânea, no seu espaço da Av. Álvares Cabral 58-60 em Lisboa);
exposição essa, com que os alunos dessa Faculdade muito aprenderiam, pois iriam ter conhecimento sobre a obra de um pintor considerado e recordado ainda hoje, como um dos melhores do século XX e muito difícil de ser substituído.

Álvaro Lobato de Faria

Director coordenador do MAC


Maria João Franco

Pintora






Dr. Álvaro Lobato de Faria lendo o comunicado à Imprensa



Texto do comunicado à Imprensa


Caros Amigos
Foi com grande mágoa que presenciamos na inauguração da retrospectiva do grande professor Pintor NELSON DIAS a falta de docentes e alunos da Faculdade de Belas Artes, apesar da enorme divulgação feita por nós, tanto colectivamente como individualmente e devidamente personalizada, o que muito se lamenta dada a grande importância e qualidade do evento.
Para Vosso conhecimento, e por se tratar de além de uma grande exposição, também de um evento altamente pedagógico e que muito serviria para uma melhor aprendizagem do ofício, não só para alunos, como também para professores, muitos dos quais foram colegas directos de Nelson Dias, enviámos o comunicado para todos os docentes e órgãos directivos da Faculdade, que juntamos. Como a cultura está pobre em Portugal ou como os vivos temem a competição, com quem infelizmente, já cá não se encontra!!! É de lamentar.

Peço me desculpem este meu desabafo mas como Amigos que os considero, faz-me bem desabafar convosco, este triste episódio.

Abraço muito amigo do

Álvaro Lobato de Faria




sábado, 15 de setembro de 2007

Congresso Mundial de Medalhística

Congresso Mundial de Medalhística
Palestra proferida por
Álvaro Lobato de Faria
sobre a obra do Escultor João Duarte
"A Pionear of the Object"




O texto da palestra foi publicado em
"THE MEDAL"nº45
Revista editada pelo
Museu de Medalhística de Londres
_________




segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Palestra no ICRL




50 de ani de la moartea lui Brancusi sarbatorita la Lisabona

Trimis de Gabriel C. la 17 August, 2007 - 17:12.

Luni, 20 august, de la ora 18:30, Institutul Cultural Roman din Lisabona va gazdui o serie de evenimente menite sa celebreze implinirea a 50 de ani de la moartea sculptorului roman Constantin Brancusi.
Programul serii contine conferinta „Coloana infinitului de Brancusi”, autorprof. univ. dr. Alvaro Lobato de Faria, director M.A.C., prelegerea audio-vizuala „Brancusi la el acasa”, de Horia Barna, director ICR Madrid, filmul documentar-artistic „Lectia despre infinit”, in regia lui Laurentiu Damian.



domingo, 9 de setembro de 2007

Apresentação da exposição de Miguel Barros no Museu da Cidade




A Pintura de


MIGUEL BARROS


"sete colinas de lisboa"



*** nota crítica




Quem olha o figurar das formas e das cores e dos equilíbrios procurados, nas ondas de luz estruturadas entre limites configurados, na experiência lúdica de encontros furtivos entre complementares que se escoam em ritmos firmes até atingir o fim de si, encontra nesta exposição de Miguel Barros “As Sete Colinas de Lisboa” um jogo plástico em que a forma é imposta pela incidência da cor e do grafismo. Há, mesmo, um certo “cinetismo” na presença da cor, e uma procura de equilíbrio dinâmico e estruturado através de formas reticuladas, até que o “movimento” se para por si, em vectores propostos entre as áreas da tela e o próprio espectador.É este ”ser total” surgindo de um afecto inter cromático que se nos impõe como objecto procurado na sua intencionalidade de fazer parte do nosso universo dos prazeres visuais, que encontraríamos fortuitamente numa qualquer janela do Tejo ou num espelho imenso espraiado muito para além do horizonte.
Estamos hoje perante uma pintura que advém de um contacto e um olhar permanente, crítico e efectivo para com a plasticidade das coisas e do mundo.



Maria João Franco
19 de setembro de 2007

____exposição a não perder ____
patente até 31 de Outubro
no Museu da Cidade
em Lisboa
***



___________________


Miguel Barros, com esta sua exposição individual “ SETE COLINAS DE LISBOA” marca um lugar cimeiro dentro da pintura contemporânea portuguesa e muito justamente, porque é um artista sensível, trabalhador incansável, revelando a sua arte, na execução formal, na cor e principalmente nas apreciáveis qualidades técnicas que utiliza, mostrando que o artista para além de possuir, um firme temperamento, possui também grande qualidade do ofício.
Passados 20 anos da sua primeira exposição, Miguel Barros já conquistou a crítica e o público em geral com a sua obra, marcando um bom lugar dentro das artes a que se dedicou, numa entrega absoluta, tendo vindo a obter êxito também a nível internacional, como o prova as exposições em que já participou tanto em Portugal, como na Índia e em Moçambique.
A qualidade de matérias que imprime aos seus trabalhos, a força expressiva das suas formas, o poder tão comunicativo do seu mundo cromático, são elementos da pintura que realiza Miguel Barros e que lhe vinca personalidade inconfundível.
Mas a verdade é que as obras de Miguel Barros, representam um desafio que desejamos enfrentar, como se fizéssemos parte do universo que nos propõe, como se dessa resposta, de certo modo, dependesse uma nova forma, mais verdadeira, de nos situarmos no espaço e no tempo.



Perante estas considerações, entendo que não existe uma diferença real entre o que tradicionalmente denominamos material e o que conhecemos como espiritual. Transmitir espírito à matéria e extrair da matéria o seu espírito mais oculto é a proposta transcendente que
Miguel Barros consegue com esta sua exposição agora aqui presente no Museu da Cidade.


E como a arte é sempre uma forma de expressão relacionada com cada temperamento, eis porque as obras que Miguel Barros executa, através de uma expressividade muito pessoal aliada a um profundo conhecimento dos materiais que utiliza, são afinal documentos sinceros do seu mundo sensível e aqui reside o seu maior triunfo.

Álvaro Lobato de Faria
Director Coordenador do MAC
Movimento Arte Contemporânea

palestras


domingo, 26 de agosto de 2007

CORREIO

foto de Rosa Reis
do livro "Percepção do Olhar"
Ao amigo Alvaro Lobato de Faria,
O valor de um amigo e de um profissional não está só naquilo que realiza mas também naquilo que se é como pessoa.
Pela sua sensibilidade, honestidade e caracter só pode ter a minha mais profunda admiração.
As horas e horas de conversa que temos tido só me enriquece como pessoa.
Continue a embelezar a nossa vida com a sua presença e através da arte.
O meu muito obrigado pela amizade que nos une.
Alberto Fernandes
________________________________________
Parabéns Álvaro, gosto de quem tem paixão
pelo que faz, que não pega com as pontas dos dedos.
Abraça, envolve de corpo e alma.
Boa sorte.
cumprimentos.
Saulo Silveira
______________________________________

From: galeriamac [mailto:galeriamac@sapo.pt]
Sent: domingo, 30 de Setembro de 2007 13:00
To: Margarida Ruas
Subject:
FW: {Disarmed} A enviar correio electrónico: M.A.C. – Movimento Arte Contemporânea
As Formas do Existir –
Retrospectiva de Nelson Dias
Boa Amiga Dr.ª Margarida Ruas
Junto envio matéria da próxima exposição do MAC que poderá ser histórica nas artes plásticas contemporâneas portuguesas. Trata-se da retrospectiva da obra de NELSON DIAS grande pintor português tão injustamente apreciado na altura, que faleceu em 1993 e que espero lhe seja feita a devida homenagem agora.
Com os meus melhores cumprimentos.
Álvaro Lobato de Faria
_______________________________________
-----Mensagem original-----De: Margarida Ruas [
] Enviada: quarta-feira, 3 de Outubro de 2007 16:35
Para: galeriamacAssunto:
RE: {Disarmed} A enviar correio electrónico: M.A.C. - Movimento Arte Contemporânea
As Formas do Existir - Retrospectiva de Nelson Dias
Meu Caro Amigo muitos parabéns.
Só assim se cumpre o futuro.
Um abraço.
Margarida Ruas
Directora do Museu da Água
Rua do Alviela, 121170-012 Lisboa
Tel. + 351 218 100 260
Fax:+351218100202
____________________________________________
Original Message -----From:
carlosdalem@neuf.fr
Sent: Tuesday, October 02, 2007 12:51 AM
Subject: Nelson Dias
Álvaro Lobato de Faria
Acho excelente a obra de Nelson Dias e a ideia da retrospectiva.
Quanto ao texto de apresentação....està perfeitamente à altura do resto, sublime!!!
Coragem e força....continua....
Espero que os convidados, conhecedores e outros passantes estejam igualmente ao nivel desta exemplar iniciativa.
Um grande abraço.
Carlos d'Além
Paris
_______________________
-----Mensagem original-----De: galeriamac [mailto:galeriamac@sapo.pt]
Enviada: domingo, 30 de Setembro de 2007 17:29
Assunto:
FW: {Disarmed} A enviar correio electrónico: M.A.C. - Movimento Arte Contemporânea
As Formas do Existir - Retrospectiva de Nelson Dias
Aqui vai a opinião muito válida de uma grande letrada brasileira, Profª. Drª Shirley Carreira que é catedrática da Faculdade de Letras da UNIGRANRIO –Rio de Janeiro
___________________________________
-----Mensagem original-----De: Shirley Carreira
Enviada: domingo, 30 de Setembro de 2007 14:36
Para: galeriamacAssunto: Re: {Disarmed} A enviar correio electrónico: M.A.C. - Movimento Arte Contemporânea As Formas do Existir - Retrospectiva de Nelson Dias
Álvaro
O teu texto externa a tua sensibilidade. É permeado por esse teu olhar que capta o belo onde nem todos são capazes de percebê-lo. Com isso, é um fluir de palavras muito belo, ao mesmo tempo extremamente preciso em seu objetivo, que fala à alma de quem lê.
Achei muito lindo, justo (pela visível beleza estética da obra do Nélson) e, principalmente, uma tocante homenagem a um artista.
Parabéns.
Gostei muito mesmo.
Shirley
____________________
Sent: Sunday, September 30, 2007 7:01 AM
Subject: FW: {Disarmed} A enviar correio electrónico: M.A.C. - Movimento Arte Contemporânea As Formas do Existir - Retrospectiva de Nelson Dias
Amiga Shirley
Envio-te matéria da próxima exposição do MAC que poderá ser histórica nas artes contemporâneas portuguesas. Trata-se da retrospectiva da obra de NELSON DIAS grande pintor português tão injustamente apreciado na altura, que faleceu em 1993 e que espero lhe seja feita a devida homenagem agora. Escrevi o texto do catálogo. Lê por favor e dá-me a tua opinião, que para mim é sempre muito importante. Vou-te dando notícias.
Álvaro
__________________________________

_____________________________
Assisti no dia 20 de Agosto às palestras sobre a vida e obra de Brancusi no Instituto Cultural Romeno de Lisboa.Foram palestrantes o Dr. Álvaro Lobato de Faria, Director Coordenador Cultural e Artístico do MAC-Movimento Arte Contemporânea e o Dr. Horia Barna, Director do Instituto Cultural Romeno de Madrid.A palestra do Dr. Álvaro Lobato de Faria foi brilhante pela sua extrema facilidade de comunicação, pela coerência e oportunidade do discurso, pela envolvência e coordenação dos temas, e figuração de imagens.No Dr. Horia Barna encontramos a monotonia das lições a que assistimos nos anfiteatros incómodos, a monotonia típica da falta de diálogo, o enumerar de conhecimentos das enciclopédias de bibliotecas antigas, de altos tectos, em que a verdadeira cultura estava bem longe do alcance de qualquer um, não pela qualidade, mas pela incapacidade de a fazer chegar...Responsáveis que somos por divulgar os bens culturais, não podemos deixar de aplaudir o Dr. Lobato Faria pela facilidade com que faz desabrochar em cada um de nós, não só o gosto de o ouvir, como o culto da pesquisa e do saber.Foi mais um valor adquirido para quem o ouviu, no dia 20 de Agosto a convite do Instituto Cultural Romeno de Lisboa, na pessoa do seu director, Dr. Virgil Mihaiu, a quem muito aplaudimos pela iniciativa.Parabéns, Álvaro Lobato de Faria!
Simões d'Abreu
_________________________________________________________________________________________________________________
Mensagem original-----De: alberto fernandes [..........] Enviada: quinta-feira, 30 de Agosto de 2007 14:45Para:
galeriamac@sapo.
Assisti no dia 20 de Agosto às palestras sobre a vida e obra de Brancusi no Instituto Cultural Romeno de Lisboa. Foram palestrantes o Dr. Álvaro Lobato de Faria, Director Coordenador Cultural e Artístico do MAC-Movimento Arte Contemporânea e o Dr. Horia Barna, Director do Instituto Cultural Romeno de Madrid.A palestra do Dr. Álvaro Lobato de Faria foi,como lhe é característica brilhante quer pela sua extrema facilidade de comunicação, quer pela sua sapiência, coerência e oportunidade do discurso, pela envolvência e coordenação dos temas, e figuração de imagens, um trabalho excelente e que confirma a sua extrema qualidade como conferencista e palestrante.Sem dúvida notável, que soube desde o inicio prender a nossa atenção e dignificando o excelente artista romeno Brancusi.No Dr. Horia Barna encontramos, além da arrogância e falta de postura, com um discurso enfadonho como se de uma aula se tratasse.Não era esse o objectivo.O seu discurso monocórdico, desinteressante, sem dizer bem ao que veio. Senti como se estivesse de volta aos bancos de escola, de uma universidade particular qualquer onde o interesse principal não é esclarecer.Pareceu-me que cultura para este senhor é só para as elites...mas que elites?.Deu a impressão que do seu saber pouco ou nada nos disse.Nós que somos amantes das artes e dos bens culturais, não podemos deixar de aplaudir o Dr. Lobato Faria pela facilidade com que faz sentir em nós o verdadeiro gosto do saber, não só o gosto de o ouvir, como o culto da pesquisa e,bem como, a sua excelência profissional e pessoal que faz dele um grande conferencista. Foi uma mais valia que nos tornou mais ricos culturalmente, foí um imenso prazer ouvi-lo no dia 20 de Agosto a convite do Instituto Cultural Romeno de Lisboa, na pessoa do seu director, Dr. Virgil Mihaiu, a quem muito aplaudimos pela iniciativa.Excelente, Álvaro Lobato de Faria!
Alberto Fernandes
____________________________________________________________________
Foi um prazer maior assistir ao acontecimento cultural do dia 20 de Agosto no ICRL dedicado ao grande escultor que foi BRANCUSI!Neste evento ouvimos com toda a atenção o Dr. Horia Barna expor de uma forma, diríamos um pouco fastidiosa para uma assistência ávida de conhecimento, um enumerar de “geometrias” e propostas de” projectos urbanísticos “ que Brancusi terá tido aquando da criação dos monumentos de Tarja-Jiu.Seria extraordinariamente enriquecedor para quem o ouviu conseguir reter e interiorizar esse enumerar de apontamentos, dignos de ser escritos em uma qualquer sebenta universitária.Acontece, porém que foi monótono, pouco ou nada comunicativo, e, correu mesmo, suponho o risco de ter tido um tempo morto e nada evocativo.O tempo em que decorreu a palestra do Dr. Lobato de Faria, felizmente, veio dar sangue novo a esta quente tarde de Agosto, e conseguiu através da sua extrema capacidade de comunicação e simplicidade de discurso repor a frescura possível numa tarde que se previa fastidiosa.Nem “catedrático”, nem distante, Álvaro Lobato de Faria despertou na assistência a vontade de saber e de saber mais…Esta é uma qualidade inerente a um pedagogo: saber fazer chegar a quem o ouve o seu conhecimento e despertar no ouvinte, não a vontade da desistência, mas o apetite de ouvir mais, de saber mais.Neste aspecto, como sempre, aliás, Lobato de Faria foi exemplar no seu modo de expor qualquer assunto.Estas qualidades são inerentes ao indivíduo.Infelizmente não se aprendem, admiram-se.Por fim, começamos encantados com o filme ”Brancusi” de Laurentiu Damien,de que esperávamos a continuação de frescura de comunicação que Lobato de Faria nos havia proporcionado, mas ao fim de uns minutos de uma sequência de imagens extremamente apelativas, chegou de novo a monotonia, o discurso descritivo que fez de um filme que anunciava, de inicio, uma poética em que iríamos reviver de novo a alma de Brancusi,Uma repetição quase exaustiva e cansativa de explicações “bibliotecárias” que em nada enriqueceu o fim de tarde.Fazendo o balanço de tudo isto, Lobato de Faria fez o núcleo de todas as atenções pela destreza com que expõe os seus enunciados e pela coerência formal do seu discurso.Congratulemo-nos com o que Álvaro Lobato de Faria nos proporcionou!
MiguelE.Morais
_________________________________________________________________________________________________________________-----Mensagem original-----De: roreis@clix.pt [mailto:roreis@clix.pt] Enviada: domingo, 26 de Agosto de 2007 11:04Para: galeriamacParabens Amigo Álvaro pela brilhante apresentação da tua palestra no ICRL.Beijinhos

RosaReis
__________________________________
De: Taia [mailto:taia@wnetrj.com.br]
Enviada: quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 13:22
Para: galeriamac
Assunto: Re: FW: [Casa Amarela 5B - jornal online] Miguel Barros no Museu da Cidade -Lisboa
Querido Àlvaro,
Muito bom mesmo o trabalho, e as críticas!!!! Como escrevem bem!!A matéria sobre o Brancusi, está ótima. Você bem que merece esse sucesso todo. É dedicado ao que faz, se entrega com paixão e isso é reconhecido e abençoado.
Um beijo
Marta
_______________________________________

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Imprensa estrangeira noticia palestra de Álvaro Lobato de Faria no ICRL



Evenimente dedicate lui Brâncuşi la Lisabona

O proiecţie de film - "Constantin Brâncuşi. Coloana sau o lecţie despre infinit" de Laurenţiu Damian, două conferinţe şi o expoziţie dedicate sculptorului vor fi organizate luni seara, la Lisabona, în cadrul unui eveniment care marchează 50 de ani de la moartea artistului.
Manifestările sunt organizate de Institutul Cultural Român (ICR) din Lisabona şi Movimento Arte Contemporanea (MAC).
În afară de proiecţia filmului "Constantin Brâncuşi. Coloana sau o lecţie despre infinit", în regia lui Laurenţiu Damian, la ICR Lisabona este pregătită şi conferinţa "Coloana Infinitului de Brâncuşi", susţinută de Álvaro Lobato de Faria, director MAC.
În plus, Horia Barna, directorul ICR Madrid, va susţine prelegerea audio-vizuală "Brâncuşi la el acasă".










In deschiderea expozitiei, va avea loc proiectia filmului documentar "Brancusi" de Laurentiu Damian si o conferinta despre viata si opera sculptorului roman, tinuta de criticul de arta portughez, Dl. Álvaro Lobato de Faria, Directorul Miscarii de Arta Contemporana din Portugalia. Interventiile critice despre filmul documentar si despre expozitia de pictura, semnata Romeo Niram, vor fi realizate de Dl. Horia Barna, Directorul ICR Madrid si Dl. Virgil Mihaiu, Directorul ICR Lisabona.





Institutul Cultural Roman din Lisabona: Rua Antônio Candido, Nr 18, 1050 – 076, Lisabona, Portugalia









Events dedicated to Brancusi in Lisbon

The projection of a film – “Constantin Brancusi. The Column or a lesson towards the infinite” by Laurentiu Damian, two conferences and an exhibition dedicated to the sculptor will be organized on Monday evening in Lisbon, in an event which marks 50 years since the death of the artist. The events are organized by the Romanian Cultural Institute (ICR) from Lisbon and Movento Arte Contemporanea (MAC). MAC director, Alvaro Lobato de Faria, will give the conference “The column of the Infinite by Brancusi,” while Horia Barna, director ICR Madrid, will give an audio-visual conference “Brancusi at home.” At the same time, the exhibition “Brancusi E = MC 2” of the painter Romeo Niran will be opened.
by Nine oClock





Laurentiu Damian si o conferinta despre viata si opera sculptorului roman, tinuta decriticul de arta portughez Álvaro Lobato de Faria, Directorul Miscarii de ArtaContemporana din Portugalia.Evenimentul este realizat de ICR Lisabona in colaborare cu Miscarea de ArtaContemporana din Portugalia, care i-a acordat lui Romeo Niram, in luna iulie aacestui an, Trofeul MAC Presa 2007, pentru excelenta in arta si jurnalism cultural.


DEFESES FINE ARTS, Madrid






Versiunea pentru tiparire Trimite prin e-mail Marimea textului:
« Alte articole din categoria Eveniment
Brâncuşi, comemorat la ParisEveniment - Veronica Marinescu(
citeste alte articole de acelasi autor »)
La începtul lunii septembrie, în capitala Franţei, la sediul central UNESCO, vor avea loc o serie de evenimente dedicate comemorării a 50 de ani de la moartea lui Constantin Brâncuşi (1876-1957), personalitate marcantă a culturii româneşti şi universale, supranumit "părintele sculpturii moderne". Programul cuprinde vernisajul expoziţiei de fotografie „Opera şi viaţa lui Constantin Brâncuşi“ - manifestare organizată de Muzeul Naţional de Artă Contemporană, luni, 3 septembrie, ora 18.00. La ora 20.00, Teatrul Odeon va susţine spectacolul fără cuvinte, "Block Bach", un spectacol de teatru-dans, în regia lui Alexandru Dabija, în
care vor evolua Monica Petrică, Răzvan Mazilu, Coca Bloos. "Partea nevăzută a Coloanei Fără Sfârşit" este titlul expoziţiei de fotografie ce va fi inaugurată marţi, 4 septembrie, ora 18.00. Organizată de Muzeul Naţional de Artă a României, expoziţia prezintă etapele naşterii "Coloanei", parte componentă a celebrului ansamblului monumental "Calea Eroilor" ridicat de Brâncuşi la Târgu-Jiu. Cele 30 de fotografii au fost realizate după clişeele constructorului tehnic al Coloanei, inginerul Ştefan Georgescu-Gorjan, aflate în arhiva fiicei acestuia, Sorana Georgescu-Gorjan. Din suita acţiunilor mai fac parte un film realizat de regizorul Laurenţiu Damian şi masa rotundă cu tema "Moştenirea lui Brâncuşi", programată joi, 6 septembrie, ora 15.00, la Cité Internationale Des Arts. Masa rotudă, moderată de Doina Lemny, la care sunt aşteptaţi importanţi exegeţi ai operei brâncuşiene din Grecia, Austria, Germania, Franţa şi România, printre care Alexandra Parigoris, Friedrich Teja Bach, va fi organizată în parteneriat cu Centrul „Georges Pompidou“, administratorul Atelierului Brâncuşi din Paris şi deţinătorul unei colecţii importante din operele sculptorului. Ambasadorul României la UNESCO, criticul literar Nicolae Manolescu, pe care l-am contactat telefonic, ne-a declarat că la evenimentele dedicate vieţii şi operei brâncuşiene, au fost invitaţi circa 3.000 de oameni de cultură şi politicieni din Franţa, dar şi din România. "Îl aşteptăm, de asemenea, pe ministrul Culturii şi Cultelor, Adrian, Iorgulescu, pe Dan Hăulică, deşi nu am până la această oră confirmarea acestuia din urmă". Potrivit lui Nicolae Manolescu, Teatrul Odeon va susţine cinci schiţe celebre după Eugen Ionesco în regia lui Dabija, pe scena Teatrului La Huchette din Paris, unde piesele lui Ionesco se joacă de cinci decenii.
Pentru organizarea şi desfăşurarea acţiunilor culturale cuprinse în Programul UNESCO "Anniversaire Constantin Brâncuşi – 50", Ministerului Culturii şi Cultelor a prevăzut suma de 206.000 de lei, bani alocaţi din Fondul de rezervă bugetară la dispoziţia Guvernului.
Manifestări dedicate lui Brâncuşi au avut loc şi la Lisabona, organizate de Institutul Cultural Român (ICR) din Lisabona şi Movimento Arte Contemporanea (MAC). Dintre acestea amintim proiecţia filmului "Constantin Brâncuşi. Coloana sau o lecţie despre infinit", în regia lui Laurenţiu Damian şi conferinţa "Coloana Infinitului de Brâncuşi", susţinută de Álvaro Lobato de Faria, director MAC, precizează Mediafax. De asemenea, Horia Barna, directorul ICR Madrid, a susţinut prelegerea audio-vizuală "Brâncuşi la el acasă". De fapt, spiritul artei brâncuşiene este peste tot.











Prima pagina » Cultura / Mass-media » Info
Info2007 08 21
COMEMORARE BRÂNCUŞI. O proiecţie de film – “Constantin Brâncuşi. Coloana sau o lecţie despre infinit” de Laurenţiu Damian, două conferinţe şi o expoziţie dedicate sculptorului au fost organizate luni seară, la Lisabona, în cadrul unui eveniment care marchează 50 de ani de la moartea artistului, informează Mediafax. Manifestările sunt organizate de Institutul Cultural Român (ICR) din Lisabona şi Movimento Arte Contemporanea (MAC). De asemenea, la ICR Lisabona este pregătită şi conferinţa “Coloana Infinitului de Brâncuşi”, susţinută de Álvaro Lobato de Faria, director MAC.

Palestra sobre "BRANCUSI" no ICRL

do filme "Brancusi"de Laurentiu Damien

Virgil Mihaiu,presidente do ICRL apresenta a palestra de Álvaro Lobato de Faria

Lobato de Faria faz o discurso de apresentação e abertura da palestra "Brancusi"


Ex.mos Srs.
Presidente do Instituto Cultural Romeno de Lisboa,
Virgil Mihaiu,
Presidente do Instituto Cultural Romeno de Madrid,
Horia Barna,
Adido Cultural Francês, Sr.Lefèvre,
Presidente da Sociedade de Língua Portuguesa, Dra. Elsa Rodrigues dos Santos,
senhoras e senhores:

Quero agradecer a oportunidade, que me deu para estar no Instituto Cultural Romeno de Lisboa, a que V. Ex.ª dignamente preside, de proferir a palestra sobre o grande Mestre romeno Constantin Brancusi, artista de quem a Roménia muito se deve orgulhar, inserida neste grande evento, onde será projectado o excelente filme “BRANCUSI” de Laurentiu Damian e inaugurada uma exposição de pintura do artista fundador da premiada revista “Niram Art Magazin” (“MAC’2007 Imprensa), pintor Romeo Niram, exposição a que deu o nome “Brancusi=MC2”.
O significado desta iniciativa não precisa de mais aprofundamento do que aquele que os seus promotores lhe transmitiram, ao transformá-lo num encontro que se espera ser bastante enriquecedor pelo seu aspecto cultural e didáctico.
O meu “Muito obrigado” e os meus sinceros parabéns pelo vosso digníssimo labor ao conciliar tão brilhantes eventos que deverão servir de exemplo ao que, infelizmente nos é dado observar em Portugal, sobre actividades culturais, no que refere especialmente às Artes Plásticas.
Congratulo-me, pois, por esta brilhante iniciativa, que constitui o exemplo de como as instituições públicas, devem funcionar, apoiando e divulgando todas as artes, neste caso específico, as Artes Plásticas e o Cinema.
Colocando-me à vossa inteira disposição para o desenvolvimento e promoção de outros projectos, que julguem convenientes no âmbito da divulgação cultural, nos espaços MAC, bem como com a colaboração dos nossos artistas, alguns dos quais aqui presentes, sendo muitos deles, ao longo dos anos, responsáveis por obras sem as quais a própria cultura portuguesa, dentro e fora do seu
País, não seria o que é, enriquecendo-nos com o seu talento.
Cumprimento e felicito V. Excelências
Obrigado.
Álvaro Lobato de Faria



do filme "Brancusi" de Laurentiu Damien



Troféu" MAC" oferecido ao Presidente do ICRL,Virgil Mihaiu

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Álvaro Lobato de Faria provoca grande interesse no público romeno


Latest postsView all »
Álvaro Lobato de Faria provoca grande interesse no público romeno2 hours ago
[IMG ] [IMG ]
in WEB RING7 hours ago
[IMG ] The Romanian Cultural Institute in Lisbon in collaboration with The Movement for Contemporary Art Lisbon (MAC LISBOA) organizes, between August the 20thand September the 17th 2007, the painting exhibition of Romeo Niram, entitled “Brancusi E=mc2”. Romeo Niram will present at ICR Lisbon, for the first time, the entire series of paintings based on Constantin Brancusi’s sculptures.Before the opening of the exhibition, there will take place the projection of the documentary film “Brancusi”, Continue »
Blog considerado favorito na Imprensa Estrangeira18 hours ago
[IMG ] Everything in the known universe about Álvaro Lobato de Faria Álvaro Lobato de Faria http://alvarolobatodefaria.blogspot.com/ view larger thumbnail Snap! Authority: 2 Favorite it Rank: 2,515,283 Top Tags What Álvaro Lobato de Faria is about 13º aniversário mac 3 de julho de 2007 a luís duarte simões gomes a pionier of the object apologia a um mecenas do terceiro milénio apologia a um mecenas do terceiro milénio por profª. Continue »
2 blog reactionsView all »

Educação em Portugal Metas e Medidas
4 days ago · Authority: 17
mas os professores, Senhor... EB1 de Manhouce Encerrada Gratuito??? A quem presto as minhas homenagens UM GRITO DE REVOLTA

Casa Amarela 5B - jornal online
42 days ago · No authority yet
Casa Amarela 5B M.A.C. - Movimento Arte Contemporânea Álvaro Lobato de Faria Maria João Franco
Query time: 0.7 seconds

domingo, 19 de agosto de 2007

in WEB RING

The Romanian Cultural Institute in Lisbon in collaboration with The Movement for Contemporary Art Lisbon (MAC LISBOA) organizes a conference on Brancusi’s life and work, by Álvaro Lobato de Faria, a prestigious Portuguese Art Critic and the Director of the Movement for Contemporary Art.


Monday, August 20th 2007, 18.30 HT The Romanian Cultural Institute in Lisbon: Rua Antônio Cândido, Nº 18, 1050 – 076, Lisbon

Blog considerado favorito na Imprensa Estrangeira




Everything in the known universe about Álvaro Lobato de Faria
Álvaro Lobato de Faria
http://alvarolobatodefaria.blogspot.com/
view larger thumbnail Snap!
Authority: 2
Favorite it
Rank: 2,515,283

Top Tags
What Álvaro Lobato de Faria is about
13º aniversário mac 3 de julho de 2007
a luís duarte simões gomes
a pionier of the object
apologia a um mecenas do terceiro milénio
apologia a um mecenas do terceiro milénio por profª. catedrática drª shirley de souza gomes carreira
in analize si fapte nr.56
lançamento do livro "percepção do olhar"
medal in portugal - conferência publicada em "the medal".nº45
televisão e rádio - entrevistas
Latest postsView all »
A quem presto as minhas homenagens7 days ago
[IMG ] “As artes plásticos são, desde sempre, uma parte nobre do homem na sua riqueza e também na sua multiplicidade. Fazem parte da cultura que todos nós apreciamos. Concedem-nos uma dimensão que nos prolonga no tempo. Emprestam-nos asas para voar, transformam a realidade, criam-na e recriam-na, ultrapassam-na, ajudam a enriquecer o nosso conhecimento e a nossa experiência. Aproximam-nos, sublimam-nos. Dão a moldura devida à nossa vida.” [IMG ] Ao meu querido Luís Duarte que tão inesperadamente partiste, fica a grande saudade e dor. Continue »
Ainda na Imprensa Estrangeira14 days ago
[IMG ] “Rescrie Miorita”, o campanie antiresemnare Radio Guerrilla PICTURI INSPIRATE DIN SCULPTURILE LUI BRANCUSI, EXPUSE LA LISABONA (09 August 2007) Artistul roman Romeo Niram expune, in premiera, la Institutul Cultural Roman din Lisabona, un ciclu de picturi inspirate din sculpturile lui Constantin Brancusi. Expozitia este intitulata "Brancusi E=mc2" si va fi deschisa intre 20 august si 17 septembrie. Deschisa intre 20 august si 17 septembrie, expozitia este intitulata . Continue »
Curriculum14 days ago
[IMG ] Álvaro Manuel Lobato de Faria Gomes Natural de Castelo Branco, nascido a 30 de Novembro de 1943 Habilitações Académicas: Licenciaturas em Matemáticas Puras e Matemáticas (ramo educacional) pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Curso de matemáticas modernas ministrado pelo Ministério da Educação. Experiência e Actividades Profissionais: - Desde 1969, professor do ensino secundário e universitário. - De 1970 a 1994, em simultâneo com o ensino, trabalhou na Banca, tendo efectuado vários cursos de especialização visando o apoio à Administração. Continue »
2 blog reactionsView all »

Educação em Portugal Metas e Medidas
3 days ago · Authority: 17
mas os professores, Senhor... EB1 de Manhouce Encerrada Gratuito??? A quem presto as minhas homenagens UM GRITO DE REVOLTA

Casa Amarela 5B - jornal online
www.casamarela5b.blogspot.com
Casa Amarela 5B M.A.C. - Movimento Arte Contemporânea Álvaro Lobato de Faria, Maria João Franco

Tudo sobre as palestras de Álvaro Lobato de Faria


Niram Art Magazine
Art news, events & photo gallery
The Romanian Cultural Institute in Lisbon in collaboration with The Movement for Contemporary Art Lisbon (MAC LISBOA) organizes, between August the 20thand September the 17th 2007, the painting exhibition of Romeo Niram, entitled “Brancusi E=mc2”. Romeo Niram will present at ICR Lisbon, for the first time, the entire series of paintings based on Constantin Brancusi’s sculptures.Before the opening of the exhibition, there will take place the projection of the documentary film “Brancusi”, by Laurentiu Damian and a conference on Brancusi’s life and work, by Álvaro Lobato de Faria, a prestigious Portuguese Art Critic and the Director of the Movement for Contemporary Art.The exhibition will be opened by the critical expositions of Horia Barna, the Director of ICR Madrid and Virgil Mihaiu, the Director of ICR LisbonOpening: Monday, August 20th 2007, 18.30 HThe Romanian Cultural Institute in Lisbon: Rua Antônio Cândido, Nº 18, 1050 – 076, LisbonEl Instituto Cultural Rumano de Lisboa, en colaboración con el Movimiento de Arte Contemporáneo de Lisboa (MAC) organiza, entre el 20 de Agosto y el 17 de Septiembre de 2007 la exposición de pintura “Brancusi E=mc2” de Romeo Niram.





Antes de la inauguración de la exposición de pintura, tendrán lugar la proyección del documental “Brancusi”, de Laurentiu Damian y la conferencia sobre la vida y la obra de Constantin Brancusi, realizada por Álvaro Lobato de Faria, importante crítico de arte portugués y el Director Coord. del Movimiento de Arte Contemporáneo de Lisboa.Intervenciones críticas de Horia Barna, Director de ICR Madrid y de Virgil Mihaiu, Director de ICR Lisboa.Inauguración: 20 de Agosto de 2007, 18.30 HICR Lisboa: Rua Antônio Cândido, Nº 18, 1050 – 076, Lisboa





O Instituto Cultural Romeno de Lisboa, em colaboração com o Movimento Arte Contemporânea (MAC Lisboa), organiza, entre 20 de Agosto e 17 de Setembro de 2007, a exposição de pintura “Brancusi E=mc2” de Romeo Niram.

Antes da inauguração da exposição de pintura, terão lugar a projecção do filme documentário “Brancusi”, de Laurentiu Damian e a palestra do Dr. Álvaro Lobato de Faria, importante crítico de arte português e o Director Coord. do MAC Lisboa, sobre a vida e a obra de Constantin Brancusi.
Intervenções críticas: Dr. Horia Barna, Director do ICR Madrid e Dr. Virgil Mihaiu, Director do ICR Lisboa.

Inauguração: Segunda-feira, 20 de Agosto de 2007, 18.30 HICR Lisboa: Rua Antônio Cândido, Nº 18, 1050 – 076, Lisboa


Institutul Cultural Român din Lisabona organizează, între 20 August şi 17 Septembrie 2007, expoziţia de pictură intitulată "Brâncuşi E=mc2" a artistului plastic Romeo Niram.În deschiderea expoziţiei, va avea loc proiecţia filmului documentar "Brâncuşi" de Laurenţiu Damian şi o conferinţă despre viaţa şi opera sculptorului român, ţinută de criticul de artă portughez, Dl. Álvaro Lobato de Faria, Directorul Mişcării de Artă Contemporană din Portugalia.Intervenţiile critice despre filmul documentar şi despre expoziţia de pictură, semnată Romeo Niram, vor fi realizate de Dl. Horia Barna, Directorul ICR Madrid şi Dl. Virgil Mihaiu, Directorul ICR Lisabona. Evenimentul este realizat în colaborare cu Mişcarea de Artă Contemporană din Portugalia. Romeo Niram va prezenta, în premieră la ICR Lisabona, întreg ciclul de picturi inspirate din sculpturile lui C. Brâncuşi.Vernisaj: Luni, 20 August 2007, 18.30 HInstitutul Cultural Român din Lisabona: Rua Antônio Cândido, Nº 18, 1050 – 076, Lisabon


MACMOVEMENT FOR CONTEMPORARY ARTLISBON, PORTUGAL
http://movartecontemporanea.blogspot.com/
3rd of JULY, 2007, 18.30 HAddress: Rua do Sol ao Rato, 9c, 1250 LisbonAv. Alvares Cabral, 58/60, 1250 Lisbon


El 3 de Julio de 2007, el Movimiento de Arte Contemporáneo de Portugal organiza una exposición colectiva, en sus 2 sedes de Lisboa, para celebrar el aniversario de 13 años de existencia. Tendrá lugar la Edición 2007 de los Premios MAC, otorgados cada año para excelencia en las bellas artes y para periodismo cultural en Portugal.La exposición, que reúne más de 30 artistas, quedará abierta hasta el 30 de Septiembre de 2007.


COMMEMORATION OF CONSTANTIN BRÂNCUŞI IN PORTUGAL- CONFERENCE BY DR. ÁLVARO LOBATO DE FARIA- PROJECTION OF THE FILM BRÂNCUŞI BY CORNEL MIHALACHE- PAINTING EXHIBITION BY ROMEO NIRAM
On the occasion of commemorating 50 years since the death of the great sculptor Constantin Brâncuşi, Romeo Niram organized several cultural events in Lisbon.
On the 14th of April 2007, at 15.30 H, the Orlando Ribeiro Library in Lisbon projected the documentary film “Brâncuşi” by Cornel Mihalache, preceded by a conference on the importance of the
Romanian sculptor in the world of contemporary art, by Dr. Álvaro Lobato de Faria, Coordinating Director of the Movement for Contemporary Art (MAC, Lisbon), one of themost important art critic in Portugal.
As Coordinating Director of MAC, Dr. Álvaro Lobato de Faria has organized and promoted hundreds of exhibitions and supported the fine arts by giving lectures on this subject at countless Cultural Events in Portugal, Spain, France, Germany, USA, Finland etc. He is also the artistic collaborator of the Society of Portuguese Language.
After the projection of the film, there was be the inauguration of the exhibition “Essay on Lucidity – final” by Romeo Niram. The exhibition will remain open until the 26th of May.


______________________________________


CONMEMORACIÓN DE CONSTANTIN BRÂNCUSI EN PORTUGAL- CONFERENCIA DEL DR. ÁLVARO LOBATO DE FARIA- PROYECCIÓN DEL DOCUMENTAL BRÂNCUSI DE CORNEL MIHALACHE- EXPOSICIÓN DE PINTURA DE ROMEO NIRAM

En 2007, se conmemoran 50 anos de la muerte del grande escultor Constantin Brancusi, considerado el fundador de la escultura moderna. En homenaje a su vida y obra se organizan este año varias celebraciones en las más importantes capitales culturales del mundo.
En Portugal, el día 14 de Abril, tuvo lugar, en la Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro de Lisboa, la proyección del documental “Brancusi”, realizado por Cornel Mihalache, uno de los más premiados directores de documentales de Rumanía. En 2005, el documental “Brancusi”, realizado por el Ministerio de la Cultura de Rumanía, representó Rumanía en la primera edición del Festival de Documentales del Sur de Europa de Ottawa, Canadá. Este documental fue incluso en la Enciclopédia Virtual dedicada a Constantin Brancusi y concebida por la Sociedad Cultural Noesis y UNESCO.

Antes de la proyección del documental, el Dr. Álvaro Lobato de Faria, uno de los más importantes críticos de arte de Portugal y el Director Coordinador del Movimiento de Arte Contemporáneo (MAC, Lisboa), espacio cultural comprometido con la divulgación del arte, en que la reflexión de la lengua portuguesa y el lenguaje universal de las artes plásticas se ligan, dio una conferencia sobre la importancia de Constantin Brancusi en el mundo del arte contemporáneo.
Como Director Coordinador de MAC, prestigiada institución dedicada a la promoción del arte contemporáneo en Portugal y en el extranjero, Dr. Álvaro Lobato de Faria ya organizó y promovió centenas de exposiciones, y participó en innumerables congresos culturales, dando conferencias sobre las bellas artes en Portugal y en varios países como España, Francia, Alemania, Finlandia, Estados Unidos, etc. Es también colaborador artístico de la Sociedad de la Lengua Portuguesa.
En seguida, en la sala de exposiciones de la Biblioteca Orlando Ribeiro, fue inaugurada la exposición de pintura de Romeo Niram, titulada “Ensayo sobre la Lucidez – Final” que quedará abierta hasta el 26 de Mayo de 2007.




COMEMORAÇÃO DE CONSTANTIN BRÂNCUŞI EM PORTUGAL
- PALESTRA DO DR. ÁLVARO LOBATO DE FARIA- PROJECÇÃO DO FILME BRÂNCUŞI DE CORNEL MIHALACHE-EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE ROMEO NIRAM

Em 2007, comemoram-se 50 anos da morte do grande escultor Constantin Brâncuşi, considerado o fundador da escultura moderna. Em homenagem à sua vida e obra organizam-se este ano várias celebrações nas mais importantes capitais culturais do mundo.
Em Portugal, no dia 14 de Abril, teve lugar, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro de Lisboa, a projecção do filme documentário “Brâncuşi”, realizado por Cornel Mihalache, um dos mais galardoados directores de documentários da Roménia. Em 2005, o documentário “Brâncuşi”, realizado pelo Ministério da Cultura da Roménia, representou a Roménia na primeira edição do Filme do Sul da Europa de Ottawa, Canadá. Este filme documentário foi incluído na Enciclopédia Virtual dedicada a Constantin Brancusi e concebida pela Sociedade Cultural Noesis e UNESCO.
Antes da projecção do filme o Dr. Álvaro Lobato de Faria, um dos mais importantes críticos de arte de Portugal e o o Director Coordenador do Movimento de Arte Contemporânea (MAC, Lisboa), espaço cultural vocacionado para a divulgação da arte, em que a reflexão da língua portuguesa e a linguagem universal das artes plásticas se interliga e conjuga, deu uma palestra sobre a importância de Constantin Brâncuşi no mundo da arte contemporânea.
Como Director Coordenador do MAC, prestigiada instituição dedicada á promoção da arte contemporânea em Portugal e no estrangeiro, o Dr. Álvaro Lobato de Faria já organizou e promoveu centenas de exposições, e participou em inúmeros congressos culturais, com palestras sobre as belas artes em Portugal e em vários países como Espanha, França, Alemanha, Finlândia, Estados Unidos, etc. É também colaborador artístico em eventos da Sociedade da Língua Portuguesa.
Em seguida, na sala de exposições da Biblioteca Orlando Ribeiro, foi inaugurada a exposição de pintura de Romeo Niram, intitulada “Ensaio sobre a Lucidez – Final” que estará patente até o dia 26 de Maio de 2007.

_________________________________________
OMAGIEREA LUI CONSTANTIN BRÂNCUŞI IN PORTUGALIA- CONFERINTA TINUTA DE DL. ÁLVARO LOBATO DE FARIA- PROIECTIA FILULUI BRÂNCUSI DE CORNEL MIHALACHE- EXPOZITIE DE PICTURA DE ROMEO NIRAM
Cu ocazia împlinirii a 50 de ani de la moartea lui Constantin Brâncuşi, pictorul Romeo Niram a organizat in Portugalia o serie de evenimente omagiale inchinate lui sculptorului român.
Pe data de 14 Aprilie 2007, la orele 15.30, a avut loc proiecţia în amfiteatrul Galeriei Municipale Orlando Ribeiro a filmului documentar „Brâncuşi”, realizat de Cornel Mihalache. Este vorba despre lung-metrajul de 77 de minute realizat în 1996 de Ministerul Culturii şi care a primit premiul PRO Victoria pentru muzică de film în 1997. În 2005, acest film a reprezentat România la prima ediţie a Festivalului de Film din Sud-Estul Europei de la Otawa. Este inclus în Enciclopedia Virtuală Constantin Brâncuşi concepută de Societatea Culturală Noesis sub patronajul UNESCO.
A avut loc şi o conferinţă despre importanţa sculptorului român în peisajul artei contemporane, ţinuta de directorul coordonator al Mişcării de Artă Contemporană din Lisabona (MAC Lisboa), Dl. Álvaro Lobato de Faria.
Ca director coordonator MAC, Álvaro Lobato de Faria a promovat şi a organizat sute de expoziţii de pictură, sculptură, a ţinut conferinţe referitoare la artele plastice la numeroase congrese culturale din Portugalia precum şi în Spania, Franţa, Finlandia, Germania, Statele Unite ale Americii, etc., fiind şi colaborator artistic la evenimentele Societăţii de Limbă Portugheză.


Dupa vizionarea filmului, în sala de expoziţii a Galeriei Municipale a avut loc vernisajul expoziţiei de pictură semnată Romeo Niram, „Eseu despre Luciditate - final”, care va putea fi vizitata pana pe 26 Mai 2007.

_________________________________________

Powered by MosaicGlobe.

domingo, 12 de agosto de 2007

A quem presto as minhas homenagens





Querido pai,

Passaram duas longas semanas, e o dia amanheceu lindo...Calmo e tranquilo...A Avó deixou isso, momentos de calma tranquilidade e de conforto de que tudo vai correr bem. Hoje acordei após uma noite cheia de sonhos agitados, sossegada e com aquela sensação de silêncio que senti após Ela ter deixado este nosso mundo na Terra. Percebi mais uma vez que está por aqui bem perto com o seu sorriso maroto e o seu vestido de flores brancas e amarelas num envolvimento branco...

Tenho saudades todos os dias...quero muito que todos nós estejamos unidos e felizes o mais que possamos.

Faço questão de valorizar ainda mais cada momento com cada pessoa que amo - o pai, os manos os sobrinhos o zef, o luís e os verdadeiros amigos....não me sinto tão só triste ou contento estou realmente acompanhada e hoje mais ainda com a avó e com a titi...lembrando-me em cada esquina de cada ensinamento de cada sorriso de cada raspanete...tão bom....às vezes o efeito da sabedoria e do ensinamento é retardado mas fica para sempre,,,,,,,,,.

Obrigada pai por ser tão importante.


Gosto muito de si

Joana







Querida Mãe que partiu…
____________________

Obrigado Manas e Pai. Se puderem dar-lhe um último beijinho, foi por mim também. Vou pensar em vocês e na AVÓ.
Miguel
_________________________

Meu Querido Zeferino

Perdi a minha (nossa) querida Mãe JOANA que tanta falta me vai fazer.
Ela era uma grande MULHER era ÚNICA, como dizem as dezenas de amigos dos meus filhos, Ela era a querida AVÓ de todos nós, estamos todos muito abalados e muito tristes. Teve uma morte santa e muito calma. A dor que me dilacera neste momento é muito grande e só o tempo a poderá atenuar ligeiramente, porque eu era muito ligado a Ela afectivamente, como sabes, tratava-a como se fosse um bebé, como se de uma filha muito querida se tratasse, que necessitava de grandes cuidados, dadas as suas grandes maleitas. Todos sabemos o nosso fim e a maioria de nós recusa-se a aceitar desde sempre isso. Essa negação e o apego acabam por provocar grande sofrimento quando nos confrontamos com a realidade nua e crua. A minha Mãe cumpriu de uma maneira digníssima a missão dela aqui na terra e será lembrada por todos nós com muita saudade.
Embora me custe muito, penso que agora está bem melhor que nós, penso assim, como católico, que sou
. É preciso força agora e essa estou a tentar tê-la, com a ajuda preciosa, valiosa e imprescindível TUA, e dos meus maravilhosos Filhos e inúmeros Amigos, nos quais te incluo como o principal, e penso que o grande amor que lhe tentei dar é um grande legado que permanecerá para sempre entre a minha Mãe e eu.
Um abraço muito grande para ti deste coração muito triste e sofrido.
Sempre teu amigo e um muito obrigado pelo grande carinho e amor que sempre deste á minha querida Mãe que te adorava muito como sempre o mereceste pelo que fizeste por Ela e tens feito por mim.
Abraço forte
Álvaro

Obrigado pelas tuas palavras. Sabes que vocês são também a minha família e a tua mãe sempre foi uma "segunda" mãe para mim.
Sabes que podes contar comigo sempre em todas as circunstâncias com muito carinho.
Estes momentos são difíceis para todos, mas juntos temos de os superar.
Um grande abraço

Zeferino

______________

Querida Maria João

Perdi a minha querida Mãe que tanta falta me vai fazer.
Ela era uma grande MULHER era ÚNICA, como dizem as dezenas de amigos dos meus filhos, Ela era a querida AVÓ de todos nós, estamos todos muito abalados e muito tristes. Teve uma morte santa e muito calma. A dor que me dilacera neste momento é muito grande e só o tempo a poderá atenuar ligeiramente, porque eu era muito ligado a Ela afectivamente, tratava-a como se fosse um bebé, como se fosse uma filha muito querida que necessitava de grandes cuidados, dadas as grandes maleitas dela. Todos sabemos o nosso fim e a maioria de nós recusa-se a aceitar desde sempre isso. Essa negação e o apego acabam por provocar grande sofrimento quando nos confrontamos com a realidade nua e crua. A minha Mãe cumpriu de uma maneira digníssima a missão dela aqui na terra.
Embora me custe muito, penso que agora está bem melhor que nós, penso assim, como católico, que sou, como sabes. É preciso força agora e essa estou a tentar tê-la, com a ajuda dos meus maravilhosos Filhos e inúmeros Amigos e penso que o grande amor que lhe tentei dar é um grande legado que permanecerá para sempre entre a minha Mãe e eu.
Um beijo muito grande para ti deste coração muito triste e sofrido.
Sempre teu amigo
Álvaro

Querido Álvaro,
A tua Querida Mãe, que ontem nos deixou, deixou de sofrer e estará neste momento em Paz.
Está sobretudo nos nossos Corações e na nossa Memória.
Está no Relicário mais sagrado que alguém pode ter. Está e estará no teu Coração pelo grande Amor que sempre lhe deste.
Foste o filho mais querido que alguma mãe pode ter. Essa consciência de Amor dado, dar-te-á forças para ultrapassar estes dias tão longos de tanta Dor.
E ,se existe algo para além deste nosso Mundo, a tua Mãe ficará tranquila ao ver-te conformado e forte, junto dos teus Filhos e Amigos.
Sabes que estarei sempre a teu lado ,pela Pessoa que és ,pelo grande Afecto, carinho e Ternura que tenho por ti.
O meu coração está, e sofre também, contigo.
Um beijo muito grande, que eu quereria que te envolvesse num pouco de Paz.
Até já, querido Amigo!
Maria João
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________

É uma grande perda, a partida da nossa amiga D.Joana.
Avó Joana,
Quero deixar-lhe estas linhas:
Tenho pena de nunca lhe ter dito isto,
Sempre que a encontro , ficam-me na memória,
os seus gestos , os olhares das suas mãos
o seu sorriso tão puro de quem vê almas e corações,
segredos de quem se torna avó para sempre.
E isso fica-me gravado tão fundo na memória que não imagina.
Maior só a saudade que me deixa.

Ricardo Paula.
_________________

Querido Dr. Álvaro,

Agradeço do fundo do coração a mensagem que me enviou.
O carinho que transmite é tão especial que deixa sem palavras.
Guardo no meu coração o cheiro especial da água-de-colónia, os bolinhos de garfo, as limonadas, o pedido a Nossa Senhora para terminar o meu curso, os telefonemas para saber quando é que ia jantar à Rua das Amoreiras, o cheiro a café depois das refeições, os Cds do Marco Paulo … isto e muito mais, não esquecerei nunca… guardo tanta coisa boa que sinto que sou uma privilegiada em ter a atenção especial da D. Joana.
Sei, porque sinto, que essa atenção é constante e eterna. Agora, lá de cima, a olhar para e por todos nós, temos mais uma estrelinha que brilha com a mesma força com que nos abraça e protege.
Mais que tudo, quero que saiba o grande orgulho que sinto em ter o Dr. Álvaro como Amigo.
Toda a sabedoria e carinho é para mim um especial motivo de orgulho, gosto e responsabilidade.
Este sentimento é permanente e intocável.
Um grande beijinho e amizade
Ana
_____________________

A tua Mãe deixou-nos um grande legado o Filho Álvaro, amigo 365 dias por ano. Para sempre o beijo da tua amiga

Clara Santa Rita
________________________


Um beijo e um abraço grandes neste triste dia .especial, recordando o que de belo e doce sempre tveste,atuativeste. A tua estrelinha lá estará como a minha – a zelar por ti! Beijinho.
Teresa Santana

________________________

Temos dado muitas gargalhadas e comungados alguns momentos de tristeza e este é um deles, mas os amigos estão presentes nos bons e nos maus momentos! Mas meu querido Álvaro ainda temos que rir e talvez chorar muitas vezes juntos. Estou contigo neste tão difícil momento
Um grande beijo da


Luísa Nogueira


_________________________

Meu querido e grande amigo estaremos sempre consigo. Merece todo o nosso respeito e admiração. Sinta na nossa força a sua própria força e nas nossas mãos o apoio e o calor da amizade.


Um grande abraço.


Alberto e Elsa
__________________________

Álvaro os meus sentidos pêsames nesta hora sempre difícil, porque Mãe há só uma. Os amigos estão sempre presentes em espírito. Se precisares de algo dispõe sempre.


Um forte abraço
Antero
________________________

Querido Álvaro meu querido Irmão partilhei a minha dor orando a Deus e aos meus Guias e sinto que a Mãe Joana está bem e em PAZ. Minha Querida Mãezinha que Deus te aconchegue no colo.
Álvaro um apertado do teu Irmão


João Abreu
_________________________

Meu querido Álvaro
Imagino a dor que o dilacera neste momento, mas só o tempo poderá atenuar, sobretudo, quando somos muito apegados afectivamente.
Todos sabemos o nosso fim e a maioria de nós recusa-se a aceitar desde sempre. E essa negação E o apego acabam por nos provocar grande sofrimento quando nos confrontamos com a realidade nua e crua. A sue Mãe meu querido amigo cumpriu a sua missão aqui. Embora lhe custe está bem melhor do que nós. Força agora. O amor que lhe deu é um grande legado e permanece com vocês. Um beijo grande nesse coração triste, sofrido mas lindo. Beijo.
Dina Aguiar
_______________________


Recordaremos sempre os seus modos calorosos e afectuosos.

Um beijo com muito carinho.


Margarida e Juan
















____________

meu Amigo e meu Irmão


Perdemos as nossas Mães em tão curto espaço de tempo.

À tua MÃE quero deixar aqui a expressão do meu maior carinho,

que o teu para com a minha Mãe tão bem soubeste repartir.

Tal como tu me disseste,"estes momentos são difíceis e juntos temos que os superar".
Álvaro

___________________
Ao Luis Duarte



“As artes plásticos são, desde sempre,
uma parte nobre do homem na sua
riqueza
e também na sua multiplicidade.
Fazem parte da cultura que todos nós
apreciamos.

Concedem-nos uma dimensão que nos
prolonga no tempo.
Emprestam-nos asas para voar,
transformam a realidade,
criam-na e recriam-na, ultrapassam-na,
ajudam a enriquecer o nosso
conhecimento e a nossa experiência.
Aproximam-nos, sublimam-nos.
Dão a moldura devida à nossa vida.”





Todas as palavras que ouvi sempre acerca de ti e com que me solidarizo com toda a minha alma, me emocionam e fazem chorar de um estranho, mas confortável e sincero sentimento.
Um forte sentido de justiça gere e desenvolve tudo o que se possa dizer a teu respeito.
Homem sensível e bom, sempre em busca de uma solidária felicidade possível.
Por isso meu querido Luís Duarte, sempre foste para todas as pessoas que te rodearam um ser superior
E tão inesperadamente partiste, deixando a grande saudade e dor de não te ter connosco.
A memória de ti e de toda e tua envolvência ficará para sempre, enriquecendo as nossas histórias vividas.
O abraço fraterno relembrando o companheirismo inseparável , que será impossível substituir.

Teu primo

Álvaro


foto de Luís Duarte Simões Gomes


Exmo. Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa
Ilustres convidados.

Foi com grande satisfação que, como Director Coordenador do Espaço Cultural MAC-Movimento Arte Contemporânea, aceitei colaborar nesta prestigiante iniciativa com o Instituto Politécnico de Lisboa, que V. Exª dignamente preside.
O significado deste evento não precisa de maior aprofundamento do que aquele que os seus promotores lhe transmitiram, ao transformá-lo num encontro que se espera ser bastante enriquecedor e variado, no aspecto cultural e didáctico, com o envolvimento de alunos deste Instituto, o que se torna muito importante para as suas formações.
Em meu nome, do MAC e de todos os artistas aqui presentes, sendo muitos deles, ao longo dos anos, responsáveis por obras sem as quais a própria cultura portuguesa, dentro e fora do nosso país, não seria o que é, enriquecendo-nos com o seu talento, queremos felicitar V. Exas. e a toda a Comissão deste encontro, pela iniciativa de promoção e incentivo às actividad
es culturais e ainda ao grande empenhamento demonstrado pelo Exmo. Senhor Dr. Luís Duarte Simões Gomes na organização deste evento.
Queria também formular um agradecimento muito especial à Professora Drª Elsa Rodrigues dos Santos, Presidente da Sociedade de Língua Portuguesa, ao aceitar de imediato, o meu convite e do MAC, para estar connosco nesta mesa, como moderadora deste encontro, o que muito nos honrou.
Se me permitem ainda, um agradecimento pessoal, por um momento único e muito especial para mim e de grande emoção, por ter connosco uma das figuras mais marcantes do ensino em Portugal, um dos grandes professores metodólogos do nosso país, que sempre admirei e respeitei e a quem presto as minhas mais sinceras homenagens, pela consideração e grande estima que por Ele sempre nutri, ao longo de toda a minha vida.
A minha grande admiração por todo o seu valor e sabedoria que soube transmitir aos que tiveram o grande previlégio de o conhecer.


Por aqui estar, junto a nós, o meu bem haja Professor Dr. Luís Simões Gomes.

Muito obrigado a todos e os meus parabéns.


Álvaro Lobato de Faria
Director Coordenador do MAC
Movimento Arte Contemporânea


ACERCA DE…
MOVIMENTO ARTE CONTEMPORÂNEA – MAC

A colaboração que teve lugar na realização da 1ª Exposição de Artistas Plásticos Contemporâneos entre o Instituto Politécnico de Lisboa e o Movimento Arte Contemporânea veio dar notoriedade a um trabalho já longo na divulgação da arte contemporânea portuguesa na sua vertente pedagógica levado a cabo por este movimento. A isto não é alheio, certamente, o facto de o seu Director Coordenador, Álvaro Lobato de Faria, ter sido durante vários anos, docente e se considerar, ainda hoje, como um professor. Para além de procurar encontrar um público que aprecie e compre as obras dos artistas que consigo trabalham, há da sua parte, um forte interesse em atingir as camadas mais jovens da sociedade levando-as a um contacto mais directo e assíduo com a arte nas suas mais diversas expressões. Da pequena conversa que consigo tivemos ficamos a conhecer melhor o que é, afinal, o MAC. Tendo surgido em 1993, o MAC “abriu para ser visitado por todos, principalmente pelos alunos do ensino superior, para os estimular e incentivar para as diversas expressões artísticas contemporâneas” conforme nos referiu. Hoje, nove anos passados, entende que “o público-alvo tem sido atingido. Os jovens vêm e trazem consigo os pais, os diferentes membros da família e tem sido neste passar de gerações que se consolidou e fortaleceu o MAC”.
A designação de Movimento Arte Contemporânea justifica-se segundo ele, pelo desejo e vontade de se saberem sempre em movimento, mostrando o que há de novo e o que de melhor se faz no domínio da arte contemporânea em Portugal.
“Quem visita os espaços do MAC busca um mundo diferente que lhe desperte sentimentos e, normalmente volta a visitar-nos o que é para nós, muito positivo.”diz o galerista. Para incentivar as camadas mais jovens, o MAC tem sorteado serigrafias entre os que visitam a galeria, votando no artista que mais gostaram. Assim se motiva, de alguma forma, a discussão e o interesse entre os jovens visitantes. “Todas as escolas ou correntes de pintura e escultura nos interessam sob o ponto de vista artístico e evolutivo”, disse Lobato de Faria que não se considera crítico de arte apesar de já ter escrito sobre dezenas de artistas, pintores e escultores. “Faço-o mais de acordo com a minha sensibilidade, com o que sinto perante as diversas obras”. Entende que “a arte contemporânea está apesar de tudo pouco divulgada no nosso país” o que acontece, também, relativamente aos países de expressão portuguesa onde a sua divulgação e conhecimento deveria existir: “a presença da cor e da luz da terra portuguesa num desenho, numa aguarela, num óleo ou numa escultura era uma credencial, um vivo manifesto da arte que se faz hoje em Portugal” sublinhou. Por isso tem dedicado muito do seu labor a divulgar os nossos artistas em países de expressão portuguesa de que constituem exemplo as presenças recentes em Cabo Verde, no Brasil e na Guiné-Bissau.
Extremamente ligado aos seus artistas faz questão que o acompanhem com a sua presença nas exposições, conforme aconteceu na 1ª exposição levada a cabo no IPL, Álvaro Lobato de Faria tem procurado tornar a arte compreensível e apetecível para todos, acompanhando as diversas exposições já realizadas com palestras que profere com forte pendor pedagógico ultrapassando assim, o mero interesse comercial que todo o galerista, naturalmente, persegue. “Saber que posso, de alguma forma, divulgar a arte criando hábitos de amor, carinho e compreensão por ela é, para mim, motivo de grande importância e de orgulho. De alguma forma continuo a exercer o meu primeiro mister: a docência”, confessou-nos.

Luis Duarte Simões Gomes


______________________________________________________________


______________________________________
Dr Luis Simões Gomes e Dr. Luís Duarte Simões Gomes
_________________________________