O nosso projecto de trabalho desenvolve-se, igualmente, no sentido de divulgar os diversos valores que se situam no campo da linguagem universal das artes, acolhendo nos nossos espaços as várias formas de expressão dos artistas que nos seus modos vários de apresentação e solução plásticas nos deixam ver para lá dos mundos constantes e rotineiros que rodeiam o nosso quotidiano, permitindo-nos penetrar nos seus universos íntimos, conectando-nos assim a outras realidades e formas de expressão.
Apelando à continuidade da união entre os artistas, vector fundamental para o bom funcionamento e divulgação de todo o esforçado trabalho que o MAC tem vindo a desenvolver, regozijamo-nos com a convicção de termos vindo a cumprir os nossos objectivos, e com o facto de termos conseguido para o MAC e para aqueles que connosco trabalham o lugar de destaque que hoje têm no panorama das artes plásticas.
Nesta exposição em que comemoramos o 16º aniversário do MAC, serão atribuídos os MAC’2010 aos artistas que nos vários níveis e escalões, mais se destacaram no MAC durante 2009/2010, bem como aos órgãos de comunicação e divulgação, instituições e personalidades, individuais ou colectivas, que mais nos apoiaramde trabalho e se têm rejubilado com esta nossa caminhada, deixamos o convite para durante este mesmo período.
A todos os que connosco têm acompanhado, interiorizando estes projectos que se juntem, uma vez mais à nossa festa, a festa da arte!
Dedicamo-vos, sempre, estes eventos com toda a amizade.
Prémios MAC`2010 _ IMPRENSA
Agradavelmente, ao longo dos anos, o MAC tem vindo a ser acarinhado por instituições culturais e meios de comunicação diversos, proporcionando-nos o estabelecimento de contactos e de parceiros sempre bem vindos.
Estimulando estas parcerias e estando atentos ao reconhecimento e divulgação que tais parceiros têm para connosco e para com os artistas que connosco trabalham, reconhecemos anualmente aqueles que de forma continuada promovem e divulgam o trabalho que desenvolvemos.
CARTAZ DAS ARTES
Nos últimos anos têm vindo a surgir nas televisões, pública e privadas, diversos suportes de informação cultural, aos quais se deve uma boa parte de criação e enraizamento de hábitos culturais tradicionais e a sua articulação com práticas e referências actuais.
Ano após ano, o MAC tem-se debruçado na análise dos conteúdos apresentados e manifestado o seu reconhecimento e agradecimento pela estreita colaboração que diversos órgãos de comunicação social têm vindo a desenvolver com a Cultura Portuguesa.
Este ano, pelas acções desenvolvidas no período compreendido entre Julho de 2009 e Março de 2010, deliberámos atribuir a
o MAC`2010 Realizador Programa Cultural Televisão;
o MAC`2010 Jornalismo Cultural Televisão;
___
o MAC`2010 Jornalista/Apresentador
e por fim, chamo toda a equipa a receber o MAC`2010 Programa Cultural Televisão, que, pelo 6º ano consecutivo, é entregue ao “CARTAZ DAS ARTES”, programa que tão brilhantemente realizam, ressaltando ainda o papel de toda a equipa de imagem que vos assiste.
Filipa Faria,António Lopes da Silva,Carla Mendes e João Paulo Sacadura
Apostando num projecto de informação cultural como contributo para a divulgação, incremento e consciencialização dos públicos para a diversidade dos diálogos artísticos, a Niram Art Magazine tem vindo a destacar-se da restante imprensa escrita nacional e internacional, investindo em diversas frentes de combate cultural e provando estar em constante evolução e sintonia com os públicos e produtores culturais de hoje.
É com grande satisfação que sentimos o reconhecimento do nosso trabalho num espaço de divulgação tão nobre como é a Niram Art Magazine pelo que, uma vez mais a distinguimos com o Prémio MAC`2010 Imprensa, chamando a receber,
MAC`2010 Divulgação Cultural _ EVA DEFESES/DEFESES FINE ARTS RP AGENCY
Fazendo a ponte entre as Artes Ibéricas e o resto da Europa, destacamos também a competência do trabalho desenvolvido por uma dinamizadora invulgar que ao longo dos últimos anos tem protagonizado e proporcionado, através de diversas parcerias, momentos de cultura de excelência.
Pelo profissionalismo incansável com que tem desempenhado as diversas funções que exerce, nomeadamente na Defeses Fine Arts RP Agency, EVA DEFESES é distinguida com o Prémio MAC`2010 Divulgação Cultural.
(recebe, em representação de Eva Defeses, HECTOR MARTÍN SANZ)
Hector Martin Sanz
Prémios MAC`2010 _ IMPRENSA / INSTITUIÇÕES
Pelo segundo ano consecutivo voltamos a atribuir as distinções de Colaboração, Divulgação e Parceria Cultural a um grupo de personalidades que, de forma individual ou colectiva, tem trabalhado no sentido de conferir um maior reconhecimento público ao MAC e aos seus artistas.
Desta forma, chamamos a receber a distinção MAC`2010 Colaboração Cultural:
A Jornalista DINA AGUIAR e o Programa PORTUGAL EM DIRECTO;
A jornalista CARLA MENDES
A fotógrafa ROSA REIS
e o pintor PAULO CANILHAS
Paralelamente, o nosso reconhecimento é devido a todo um trabalho de dinamização cultural que tem sido realizado e incrementado com especial relevância em Espanha, pelo que atribuímos as distinções MAC`2010 Divulgação Cultural a
ROMEO NIRAM / ESPACIO NIRAM ART
HECTOR MARTÍN SANZ / REVISTA MADRID EN MARCO
MARTÍN CID / YAREAH MAGAZINE
ISABEL DEL RIO / YAREAH MAGAZINE
E, finalmente, assinalamos simbolicamente os projectos que pontualmente realizamos em conjunto com parceiros diversos, através das distinções MAC`2010 Parceria Cultural. E são eles…
COLÉGIO MILITAR
Também pela acção desenvolvida ao serviço do Colégio Militar,
com os alunos do C.Militar
o Coronel Paulo Caetano
LIGA DOS COMBATENTES
General Chito Rodrigues
_Merece-nos especial destaque o MAC`2010 Colaboração e Divulgação Cultural, atribuído, este ano, a uma personalidade multifacetada, que alia às inúmeras funções que desempenha enquanto pintora, poeta, crítica e ensaísta, uma disponibilidade incansável para nos auxiliar em inúmeras tarefas de divulgação e promoção cultural: MARIA JOÃO FRANCO.
Prémios MAC`2010
ARTISTAS
Ano após ano, temos vindo a prestar homenagem a todos os artistas que abraçaram a nossa causa e defenderam os nossos valores, prestigiando-nos com a sua obra.
Dos mais conceituados aos jovens emergentes, muitos foram já os nomes que por aqui passaram, expressando-se em múltiplas áreas da criatividade e assumindo um compromisso de qualidade com os públicos diversos.
A nossa aposta no futuro mantém-se, pelo que, estamos constantemente atentos ao que se passa na cena artística contemporânea, procurando captar novos valores, incentivando-os a desbravar caminho rumo ao sucesso.
MAC`2010 Revelação
Neste sentido, o trabalho que o MAC este ano distingue com o Prémio Revelação é um trabalho de relevo, na verdadeira acepção da palavra, que se traduz num jogo de luz e sombra, oscilando entre os territórios da pintura e da escultura, mas assumindo-se enquanto Instalação.
Para receber o Prémio MAC`2010 Revelação, chamamos o pintor PAULO CANILHAS.
MAC`2010 Hilário Teixeira Lopes _ MARIA JOÃO FRANCO
Destinado a distinguir o artista cuja obra se insira num campo de intervenções exemplares, ao nível da qualidade e inovação, destacando-se pela excelência da criação artística, o Prémio MAC`Hilário Teixeira Lopes já se tornou familiar e muito ambicionado nesta festa.
Este ano, todos os artistas que expuseram individualmente no MAC estiveram sujeitos à avaliação do Mestre, mas só um pôde alcançar tão nobre distinção. Passamos então a palavra ao Mestre Hilário Teixeira Lopes que irá proceder à entrega do Prémio homónimo:
Contar o nosso percurso passa por reconhecer o mérito daqueles que se envolveram no nosso projecto desde o início e colaboraram em objectivos comuns.
Uma vez mais, este ano, distinguimos de entre todos os artistas que connosco têm colaborado aquele que, de forma unânime se tem afirmado como uma figura de destaque, dentro e fora do MAC, reconhecido pelo público e pelos seus pares. O Prémio MAC`2010 Prestígio é, este ano, entregue a RICARDO PAULA.
MAC`2010 Escultura
O próximo prémio, mais que o reconhecimento de uma obra e do seu autor, é um prémio de boas-vindas.
Distingue uma categoria que nos é muito querida, mas que raramente temos oportunidade de expor, pela falta de qualidade que consideramos necessária para honrar o ofício.
Agradavelmente, este ano o MAC abriu as portas a um projecto consistente e amadurecido, desenvolvido ao longo de 30 anos de carreira.
Podemos trabalhar com poucos, mas trabalhamos com os melhores. E é a esta plêiade de grandes nomes da escultura portuguesa que este ano se junta
SANTOS LOPES, Prémio MAC`2010 Escultura.
E já que falamos de escultura aproveito a ocasião para relembrar que este é de facto um prémio de um escultor para outro escultor.
Os prémios MAC`2010 são peças da autoria do Professor Escultor João Duarte, um dos nomes portugueses mais reconhecidos a nível nacional e internacional nos campos da medalha, moeda e troféu.
Escultor João Duarte
João Duarte acaba de receber mais uma justa distinção, vendo reconhecida mundialmente a sua acção pedagógica e a sua responsabilidade na formação das novas gerações de escultores e medalhistas portugueses, com a Medalha de Mérito pelos serviços prestados ao ensino artístico em Portugal, no 31º Congresso Mundial da FIDEM.
MAC`2010 Carreira
Com um modo muito peculiar de operar no campo plástico, distinguimos uma extraordinária capacidade de apelo à consciência emocional, criada através de um mundo de expressão, movimento e visualidade, onde as linguagens se encontram num fazer acidental de formas e figuras que parecem surgir do acaso.
Por diversas vezes, confirmado o talento e a alta qualidade da obra apresentada recorrentemente no MAC, eis o motivo pelo qual nos sentimos compensados ao atribuir o Prémio MAC`2010 Carreira a Fernando d`F. Pereira.
A par de uma notável actividade pedagógica, que lhe conferiu o reconhecimento de todos quantos tiveram o privilégio de com ela privar, coexiste a pintora, igualmente notável, empenhada na busca de uma expressão plástica, receptiva ao grande e pequeno mundo que a rodeia.
Este prémio não é apenas uma homenagem. Alicerça-se no reconhecimento que o MAC faz àqueles que têm vindo a estabelecer o seu percurso em plena harmonia com os valores de excelência que defendemos, em ex aequo,
o Prémio MAC`2010 Carreira é também atribuído a
MATILDE MARÇAL
MAC`2010 Honorário
Ao longo dos anos, o MAC tem aberto as suas portas a um conjunto de artistas que pelo mérito do seu trabalho nos tem ajudado a alcançar o reconhecimento público da qualidade que imprimimos às nossas actividades.
A estes artistas, personalidades de relevo na Arte Portuguesa, o MAC procura retribuir conferindo-lhes um lugar cimeiro dentro do espaço de acção que protagonizamos.
Este ano, reconhecendo o carácter de excepção da obra, damos especial destaque ao artista e ao modo singular como desenvolve o seu percurso, valorizando a ética, o rigor e o profissionalismo no seu desempenho.
Reconhecemos-lhe a capacidade de indagação plástica, cromática e formal, mas indagação humana também, a marca que mais o distingue de tantos outros artistas que embrenhados no mundo dos outros se alheiam dos seus próprios mundos, íntimos e pessoais.
Chamamos a receber o Prémio MAC`2010 Honorário, o pintor GIL TEIXEIRA LOPES.
Prémio MAC`2010 Pintura
Ensinou-nos que, estar perante uma tela é estar diante de um mundo muito próprio em que a obra se oferece ao fruidor num espectáculo encenado por cor e forma. Mas não nos podemos dirigir a ela de forma imediata, ultrapassando normas de cortesia…
Numa primeira fase, teremos de a olhar respeitosamente como se de uma alta individualidade se tratasse e esperar que ela se dirija a nós. Depois, podemos ver reflectidas expressões em perfeita simbiose com algo do quotidiano da nossa época, e então, mais familiarizados, aproximamo-nos à vontade, tomando a liberdade de falar com ela.
Singular na personalidade e na generosidade para com aqueles que procuraram o seu talento, é, no fundo, um contador de histórias, o mestre dos mestres. No ano em que se comemoram os seus 66 anos de Carreira, merecidamente distinguimos com o
Esta exposição comemorativa do 16º aniversário do MAC pode ser visitada até 30 de Setembro,encontrando-se os Espaços'MAC encerrados para férias de 1 a 31 de Agosto.
_____
horário:
segunda a sexta das 13h às 20h ,sábado das 15h às 19h
domingo,por marcação tm 96 267 05 32
ver mais em www.movimentoartecontemporanea.comcontactos:
Rua do Sol ao Rato,9C , Lisboa
tel 21 385 07 89
Av. Álvares Cabral ,58/60,Lisboa
tel 21 386 72 15
tm 96 267 05 32
Sem comentários:
Enviar um comentário