Créditos

Direcção,Organização,Redacção: Álvaro Lobato de Faria

terça-feira, 22 de julho de 2008

"O Tempo e o Saber" *

Em virtude dos inúmeros agradecimentos e comentários que temos vindo a receber em relação ao Aniversário MAC e às posteriores notícias divulgadas pela Imprensa, nacional e estrangeira, agradeço a todas as pessoas e entidades que estiveram presentes e que enviaram mensagens estimulantes e encorajadoras, não falando de cor e levianamente sobre a defesa que o MAC faz das Artes e Língua Portuguesa, bem como dos eventos relacionados.


Este agradecimento estende-se a todos quantos estão ao corrente dos objectivos bem sérios e autênticos do MAC e dos seus colaboradores.
Apreciamos muito todas a críticas, sobretudo as construtivas e inteligentes, não críticas de "fazer por fazer" sem qualquer consistência, pois infelizmente a ignorância ainda abunda.
É por isso com agrado que recebemos tantas opiniões e sugestões que nos dão a força necessária para continuarmos cada vez mais entusiasmados e empenhados em divulgar as Artes Portuguesas no nosso País e no Mundo.

Álvaro Lobato de Faria




* Rocha de Sousa in JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, nº986; Ano XXVIII, 16 a 29 de Julho de 2008; (Dir. José Carlos de Vasconcelos)


"Açoriano Oriental distinguido pelo MAC" in Açores Magazine, nº11524, 13 de Julho de 2008; pp.26,27


“Tenho acompanhado há vários anos a actividade do MAC e o esforço dos seus proprietários e directores artísticos que culminam anualmente com uma festa de confraternização com artistas, amigos e jornalistas. Nessa festa, há sempre a preocupação de premiar os artistas que trabalharam para o MAC, bem como agentes da comunicação social, quer nacionais, quer internacionais que divulgam sistematicamente as artes portuguesas em Portugal e no mundo. Também o MAC tem distinguido figuras da cultura, sobretudo as ligadas ao universo lusófono, pelo apreço que lhe merece a língua portuguesa e as suas culturas. Deste modo, a Sociedade da Língua Portuguesa tem trabalhado em parceria com o Dr. Álvaro Lobato de Faria em congressos e outros eventos realizados em Portugal, Cabo Verde, Guiné e Brasil, em que o tema central foi sempre a língua portuguesa no mundo nas suas várias vertentes. Por isso, neste 14º Aniversário do MAC, foi-nos grato verificar que os seus objectivos continuam os mesmos, a divulgação das artes, englobando a estética da língua, com um promissor projecto de actividades, dentro deste âmbito. No próximo ano de 2009, a Sociedade da Língua Portuguesa vai comemorar o seu 60º Aniversário com uma série de eventos para os quais contamos com o MAC como um dos seus mais prestigiados parceiros.”


Elsa Rodrigues dos Santos
Presidente da Sociedade da Língua Portuguesa


______________

“Caro Amigo, Álvaro Lobato de Faria

É com o maior prazer que me encontro mais uma vez a escrever sobre o fantástico trabalho que o MAC tem realizado em nome da defesa e divulgação da cultura portuguesa. Quero felicitar todos os elementos que incansávelmente colaboram consigo e sob a sua orientação, nesta dificil luta pelos valores supremos de uma cultura tão antiga e unificada como a nossa. Nada mais justo receber todo o tipo de elogios e reconhecimento por um trabalho digno e sério realizado por si. Foi com enorme prazer que li o artigo no jornal de Letras sobre o MAC e os grandes artistas que com ele colaboram, são iniciativas como esta que cada vez mais faz-nos sentir orgulho de sermos portugueses. O seu louvável esforço em defender a arte,a língua portuguesa e a lusofonia, quer nas diversas conferências quer nos mais variados eventos realizados por si tanto no nosso país bem como no estrangeiro só faz sentirmo-nos como portugueses extremamente gratos.A divulgação a nivel das Relações Internacionais Culturais tem sido feita de forma exemplar pelo MAC o qual aproveito para felicitar a nomeação da Dra. Joana Paiva Gomes como responsável por tudo o que diz respeito às relações exteriores e que acredito que o fará com toda a competência que por todos nós é conhecida. Pela qualidade que nos tem presenteado ao longo destes 14 anos, pelo conhecimento imenso que nos tem transmitido só o posso reconhecer como um homem de cultura e de inegável valor que prima pelo rigor, sensatez e lisura em todas as manifestações artísticas, quer na pintura, quer na escultura, quer na joalharia e também na medalhística da qual o MAC foi percursor na sua divulgação num Espaço comercial. A todos e a si em particular um Grande Abraço Amigo”

Alberto Fernandes

Professor Universitário

______________

“Álvaro,

neste 14º aniversário, o MAC confirmou-se como lugar mágico, onde apetece que as "coisas" aconteçam. E acontecem, pela força dinâmica de uma vontade expressa, cada vez mais necessária nestas sociedades de concorrências selvagens em que as vontades não convergem de forma construtiva de modo a que se possa levar a bom termo os projectos culturais e profissionais.É nesta qualidade que se encontra no MAC, o desejo constante de fazer convergir esforços para a realização de todos os projectos propostos, que reside toda a riqueza cultural deste espaço.Como disseste há um ano “divulgar a arte é antes de mais um acto de cultura e uma missão de cidadania” Um beijo sempre amigo”

Maria João Franco

Pintora
_______________

“Caro Dr. Lobato Faria,

Leitor assíduo como sou do JL, Jornal de Letras e Artes, foi com um prazer imenso que li o artigo sobre o Movimento Arte Contemporânea do conceituado crítico e artista que é Rocha de Sousa. Percebo, pelo que sei da vossa incansável actividade artística, o profundo entendimento que este artigo transmite sobre a vossa actividade: A forma preocupadamente pedagógica e dinâmica que consegue, sem pôr nunca de lado todas as vias absolutamente necessárias de divulgação e implantação pondo sempre a tónica na Lusofonia e aqui quero aplaudi-lo pelo facto de ter atribuído o MAC'Personalidade Cultural do Ano ao Dr. Luís Mendes Machado, figura de incontornável relevo nessa mesma área. Felicito-o também pelo eco que encontra sobretudo junto da Niram Art Magazine, que justamente, no meu entender, distinguiu, onde encontrei a maior atenção ao MAC, fazendo publicitar em quatro línguas – português, espanhol, inglês e naturalmente em romeno – toda a vossa actividade, fazendo-a conhecer junto de outras revistas e jornais internacionais. Em nada peca esta divulgação, pois a internacionalização assim o exige… De realçar também o troféu MAC’2008 Imprensa ser atribuído ao mais antigo jornal português “O Açoriano Oriental”, o que muito dignifica a língua portuguesa e o Arquipélago dos Açores, aplaudindo ainda mais o excelente trabalho do MAC – Movimento Arte Contemporânea, por serem absolutamente imparciais, premiando quem melhor soube, por escrito, divulgar as artes plásticas do nosso país. A sua atitude não discriminatória em relação aos artistas, conseguindo uma fraterna complementaridade entre os consagrados e aqueles que por razões várias não alcançaram ainda esse patamar, não enveredando nunca pela "senda da mercadoria importada" é de todo de louvar. Quem não queira ou não possa entendê-lo por fraqueza de espírito, distorcidos conceitos de comunicação, ou, mais grave, por falta de informação, que caia pelo caminho, porque os empreendimentos de louvar, como o seu, encontram sempre, apesar dos obstáculos, esteios e ecos nas gentes de saber que querem que a Cultura a todos chegue, de facto, neste País.”

José Correia
Professor Universitário

______________

“Caro Professor Rocha de Sousa

Começo por lhe agradecer o notável artigo com que nos presenteou, hoje, no Jornal de Letras, o que se torna uma honra para nós vindo de um profissional tão ilustre como é o Professor, e que ao longo dos anos tenho vindo a admirar profundamente. (...) Com muita estima, renovo os meus agradecimentos,”

Álvaro Lobato de Faria


“Caro Lobato Faria,

Fico muito contente por ter, de algum modo, correspondido às vossas expectativas.(...)O meu critério é eclético, também do ponto de vista estético: a arte que o século XX nos legou continua plural, entre diferenças e semelhanças. Tudo o que se faça de qualidade, seja qual for o «género» deve ser, tanto quanto possível, dado a ver.Um grande abraço para si e companheiros”

Rocha de Sousa
Pintor e Crítico de Arte

_______________

“Caro Álvaro,

Um muito obrigado pela fantástica surpresa que me fizeram, pois não estava nada à espera!"

Luís Mendes Machado

Conselheiro Cultural
______________
“Álvaro!


Acabo de receber o cd das fotografias da Rosa Reis. Estão lindas! Uma vez mais muito obrigada pela fantástica noite que nos proporcionou! Um beijinho muito grande,”

Filipa Faria
Cartaz das Artes, TVI
_____________

“Álvaro, Zeferino - amigos!

Eu sei que é tarde, mas lá diz o povo... "mais vale tarde...", não é? Queria por isso, ainda, agradecer a fantástica festa que me proporcionaram. Foi muito bom estímulo, para mim, como sabem, receber este prémio. Mais uma vez... o que me leva a comprometer-me, a esforçar-me por estar à altura de tão importante e prestigiado troféu. E depois toda a festa, o jantar, que boa ideia, que bem que lá se esteve, que bem que se comeu, que bom que foi conhecer a família, a minha mesa era óptima, estar com os artistas, conhecer ao vivo muitos dos mestres de quem falamos ao longo do ano (dos anos, já!), poder privar com eles, ser fotografado com eles, conviver... foi uma festa amiga, sã, bem-disposta, que me encheu as medidas! e depios o gesto simpático do bolo, a lembrança, uma caminhada que partilhamos com tanto gosto! Que esta nossa amizade continue a dar frutos! E acreditem, sou um grande fã também do v/ trabalho, empenho e bom gosto! com um forte abraço”

João Paulo Sacadura
TVI / CARTAZ DAS ARTES
“Meu caro João Paulo

Ficámos muito gratos com a suas sempre amáveis palavras, que nos dão a força necessária para continuar a fazer o trabalho que temos vindo a desenvolver em conjunto.É muito bom saber que o nosso trabalho é reconhecido por um comunicador de prestígio como é o João Paulo. Quanto ao aniversário e toda a festa que o envolveu, o sucesso também se deveu à vossa companhia e excelente disposição. Um abraço amigo e a minha gratidão pelas suas atenções,”

Álvaro Lobato de Faria
________________

“Álvaro,

este 14º aniversário do MAC foi para mim mais uma demonstração da tua grande vontade de levar por diante todos os projectos. Felicito-te pela tua grande força de vencer. Um beijo”

Teresa Mendonça
Pintora
_______________

“Prezado amigo Álvaro

Parabenizo-o pela passagem do 14º aniversário do MAC. Através dos anos, com dedicação ímpar dedicados à galeria, colocou-a no mais alto patamar das artes plásticas, apresentando artistas de extrema sensibilidade. Parabéns pela sua obstinação e respeito aos artistas elevando essa classe à sua real dimensão no mundo fantástico das artes plásticas. Que você continue com muito sucesso se fixando cada vez mais como defensor e divulgador de trabalhos representativos de alta qualidade. Abraços”

Ana Bernacchi
Crítica de Arte
(Rio de Janeiro, Brasil)
___________________

Sem comentários: