Créditos

Direcção,Organização,Redacção: Álvaro Lobato de Faria

sexta-feira, 13 de junho de 2008

"Ser artista hoje" debate


_______________________________

Decorreu no anfiteatro do Colégio Militar uma mesa redonda subordinada ao tema "Ser Artista Hoje", numa parceria entre aquela instituição e o MAC-Movimento Arte Contemporânea.
Em representação do MAC participaram Mestre Hilário Teixeira Lopes, Pintora Teresa Mendonça, Escultora Andreia Pereira.
Foi coordenador e moderador o Dr. Álvaro Lobato de Faria, director coordenador do MAC.
Este evento demonstrou ser de elevado valor cultural e pedagógico,dado o vivo interesse demonstrado pelo público, muito especialmente pelos alunos que participaram vivamente,questionando a mesa com muita curiosidade, por todos os problemas que envolvem as Artes Plásticas, desde os problemas da critividade, concepção e finalidade até aos complexos esquemas de mercado.


Queremos dar especial relevo ao exaustivo e produtivo trabalho da Professora Ana Tristany, pela motivação incentivada nos alunos, pela extrema correcção e disciplina destes e congratular-mo-nos pelo brilhantismo dos resultados conseguidos,expressos na magnífica exposição de escultura da autoria dos alunos sob sua coordenação.
No final foi oferecida ao Dr. Lobato de Faria uma peça escultórica executada em equipe,na qual foi inserida uma frase de sua autoria.
Aos artistas presentes foi oferecida uma medalha comemorativa do evento.
Desejamos para um futuro próximo novas realizações deste tipo, que ,pelo seu caráter pedagógico ,extremamente bem organizado,só poderão contribuir para o desenvolvimento e divulgação da nossa cultura, sobretudo, no campo das artes plásticas e salientamos o papel extremamente digno do Exmo Senhor Director do Colégio Militar Major General Raul Jorge Passos que amavelmente nos recebeu e acompanhou, sendo de elogiar o entusiasmo com que acompanhou tão nobre iniciativa.









No dia 12 de Junho os alunos do 4º Ano fizeram a inauguração da sua exposição de escultura intitulada “Impensável”.




Escultura oferecida ao Dr. Álvaro Lobato de Faria


As Artes Plásticas marcaram presença com uma mesa redonda com o tema “Ser Artista, Hoje” promovida pelo Movimento de Arte Contemporânea (M.A.C.), com o qual o Colégio Militar celebrou recentemente um protocolo de cooperação. O Dr. Álvaro Lobato de Faria, director do M.A.C., foi o moderador da mesa que contou com a presença do grande Mestre Hilário Teixeira Lopes, da pintora Teresa Mendonça e da escultora Andreia Pereira. Foi uma oportunidade única, e muito participada, para alunos, pais e professores poderem esclarecer as suas dúvidas sobre Arte.
No fim, os alunos do 4º Ano ofereceram ao director do M.A.C. uma escultura realizada por eles, em que estava inscrita uma frase do Dr. Álvaro Lobato de Faria “A Arte para ser reconhecida como tal precisa de ser vista, sentida...”.
O evento contou ainda com a presença do nosso talentoso fadista, o aluno finalista, Gustavo Pinto Basto, que nos presenteou com alguns temas da sua autoria. Por fim foi apresentado um filme alusivo à actividade de escultura que os alunos desenvolveram ao longo deste ano.


Mesa Redonda no Auditório do CM


Pormenor da Exposição

Agradecemos por fim à direcção do Colégio Militar, na pessoa do nosso Director Major General Raul Jorge Passos, o apoio e interesse demonstrado por esta iniciativa, que muito contribuiu também para o seu sucesso.
Os alunos do 4º Ano estão de parabéns!
A exposição de escultura foi um grande sucesso e segundo palavras da escultora Andreia Pereira faria a inveja a muitos alunos finalistas de Belas Artes!

Professora Ana Tristany

Fotos: Aluno nº 442 - Vieira


Sem comentários: