Créditos

Direcção,Organização,Redacção: Álvaro Lobato de Faria

domingo, 9 de setembro de 2007

Apresentação da exposição de Miguel Barros no Museu da Cidade




A Pintura de


MIGUEL BARROS


"sete colinas de lisboa"



*** nota crítica




Quem olha o figurar das formas e das cores e dos equilíbrios procurados, nas ondas de luz estruturadas entre limites configurados, na experiência lúdica de encontros furtivos entre complementares que se escoam em ritmos firmes até atingir o fim de si, encontra nesta exposição de Miguel Barros “As Sete Colinas de Lisboa” um jogo plástico em que a forma é imposta pela incidência da cor e do grafismo. Há, mesmo, um certo “cinetismo” na presença da cor, e uma procura de equilíbrio dinâmico e estruturado através de formas reticuladas, até que o “movimento” se para por si, em vectores propostos entre as áreas da tela e o próprio espectador.É este ”ser total” surgindo de um afecto inter cromático que se nos impõe como objecto procurado na sua intencionalidade de fazer parte do nosso universo dos prazeres visuais, que encontraríamos fortuitamente numa qualquer janela do Tejo ou num espelho imenso espraiado muito para além do horizonte.
Estamos hoje perante uma pintura que advém de um contacto e um olhar permanente, crítico e efectivo para com a plasticidade das coisas e do mundo.



Maria João Franco
19 de setembro de 2007

____exposição a não perder ____
patente até 31 de Outubro
no Museu da Cidade
em Lisboa
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Miguel Barros, com esta sua exposição individual “ SETE COLINAS DE LISBOA” marca um lugar cimeiro dentro da pintura contemporânea portuguesa e muito justamente, porque é um artista sensível, trabalhador incansável, revelando a sua arte, na execução formal, na cor e principalmente nas apreciáveis qualidades técnicas que utiliza, mostrando que o artista para além de possuir, um firme temperamento, possui também grande qualidade do ofício.
Passados 20 anos da sua primeira exposição, Miguel Barros já conquistou a crítica e o público em geral com a sua obra, marcando um bom lugar dentro das artes a que se dedicou, numa entrega absoluta, tendo vindo a obter êxito também a nível internacional, como o prova as exposições em que já participou tanto em Portugal, como na Índia e em Moçambique.
A qualidade de matérias que imprime aos seus trabalhos, a força expressiva das suas formas, o poder tão comunicativo do seu mundo cromático, são elementos da pintura que realiza Miguel Barros e que lhe vinca personalidade inconfundível.
Mas a verdade é que as obras de Miguel Barros, representam um desafio que desejamos enfrentar, como se fizéssemos parte do universo que nos propõe, como se dessa resposta, de certo modo, dependesse uma nova forma, mais verdadeira, de nos situarmos no espaço e no tempo.



Perante estas considerações, entendo que não existe uma diferença real entre o que tradicionalmente denominamos material e o que conhecemos como espiritual. Transmitir espírito à matéria e extrair da matéria o seu espírito mais oculto é a proposta transcendente que
Miguel Barros consegue com esta sua exposição agora aqui presente no Museu da Cidade.


E como a arte é sempre uma forma de expressão relacionada com cada temperamento, eis porque as obras que Miguel Barros executa, através de uma expressividade muito pessoal aliada a um profundo conhecimento dos materiais que utiliza, são afinal documentos sinceros do seu mundo sensível e aqui reside o seu maior triunfo.

Álvaro Lobato de Faria
Director Coordenador do MAC
Movimento Arte Contemporânea

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