Créditos

Direcção,Organização,Redacção: Álvaro Lobato de Faria

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Balanço de Actividades Culturais//Casamarela5B & ARTS


Doutor Álvaro Lobato de Faria
Venho por este meio felicitá-lo, como ilustre conferencista, critico de arte e Homem de Cultura, pelo desenvolvimento que tem dado às Artes e à Cultura em geral, não só pela divulgação que tem desenvolvido junto dos Países de Língua Portuguesa, como é do conhecimento de todos os agentes culturais, como pela sua dedicação ao profundo conhecimento
público de todas as formas de arte de que quero distinguir a pintura, a medalhistica, e a escultura, através das várias conferencias em Portugal e no estrangeiro, a que temos assistido e das quais temos dado conhecimento.
A distinção que a imprensa estrangeira lhe faz é disso justo testemunho.
Os seus projectos como curador merecem a nossa maior atenção, pelo modo criterioso e inteligente como os desenvolve.
Por todas estas razões venho ainda convidá-lo como director honorário deste jornal de divulgação cultural.

Aceite os meus melhores cumprimentos

Maria João Franco

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Balanço de Actividades Culturais//Cartaz das Artes_TVI_António Lopes da Silva


Exmo. Sr. Dr. Álvaro Lobato de Faria,

É já este ano que o Cartaz das Artes da TVI comemora o seu quinto aniversário, uma data que assinala também a colaboração que mantemos com o MAC – Movimento Arte Contemporânea, sempre tão bem representado e acarinhado pela sua pessoa.

Em nome de toda a equipa, aqui manifesto os meus agradecimentos pela estreita colaboração que fomos desenvolvendo ao longo destes anos, nesta tentativa conjunta que é a de promover, divulgar e, acima de tudo, DIGNIFICAR a Arte Portuguesa. O MAC, nas suas diversas iniciativas, o Cartaz das Artes da TVI, como agente de divulgação cultural, juntos no mesmo caminho que engloba as várias especialidades de expressão artística, Pintura, Escultura, Joalharia, apresentação de novos valores e de artistas consagrados.

Quero igualmente felicitar a sua pessoa pelo extraordinário trabalho desenvolvido além-fronteiras, junto das comunidades lusófonas e um pouco por esse mundo fora, sempre erguendo o estandarte daquilo que nos é tão intrínseco: os nossos valores, a nossa identidade, os nossos símbolos, no fundo, tudo o que nos torna únicos. A nossa CULTURA.

A si, Dr. Álvaro Lobato de Faria, o Cartaz das Artes da TVI quer também agradecer o apoio incondicional e a amizade que nos tem disponibilizado para fazermos sempre mais e melhor, bem como, as distinções que nos tem feito, sinal de que estamos no caminho certo no que respeita à informação cultural.


Em nome de toda a equipa do Cartaz das Artes da TVI, um muito obrigado!

António Lopes da Silva
(Autor / Realizador e Produtor)

Balanço de Actividades Culturais//Cartaz das Artes_TVI_João paulo Sacadura

JOÃO PAULO SACADURA_CARTAZ DAS ARTES_TVI









um abraço!!

Álvaro,

Tenho sentido muito a falta de peças sobre os artistas do MAC.

Escrever sobre os artistas que protege, para mim, é como "voltar a casa".

E prima sempre pela qualidade, pela diferença, pela alegria, sente-se a sua aposta, o seu carinho, fico fascinado pelo seu apoio à arte e artistas de todos os PALOP's. Sinto o Álvaro um pouco como o "pai" de tantos e tantos artistas que precisam e "bebem" do seu apoio amigo, e da divulgação qe promove.

Queria também felicitá-lo pelo merecidíssimo convite da Casa Amarela 5B, pelo seu blog, e dar-lhe um sentido abraço pela morte da sua mãe.
Tenho-o presente no meu coração, como amigo, modelo, estímulo e fonte de inspiração.

Com um abraço

J.P.S.

João Paulo Sacadura
TVI / CARTAZ DAS ARTES

Balanço de Actividades Culturais//Niram Art Magazine






Madrid, February 7th 2008


Dear Sir:

As Director of the arts’ magazine Niram Art, I come into contact with many persons in the artistic world. However, one of the persons that most impressed me, and I am thankful to Romeo Niram for giving me the opportunity of coming to know him, is Mr. Álvaro Lobato de Faria. Niram Art Magazine has published several articles on his activity and I take great pride in this. We are talking about the most important art gallerist in Portugal, a dedicated scholar, a profound connoisseur. In today’s world where art has become merely a business, in Portugal, Mr. Álvaro Lobato de Faria, carries on the tradition of the dedicated and selfless gallerists of times gone by, shining with the light that only true passion can reflect.
I was not surprised to find that he has a pedagogical background, being a teacher, as his love for sharing his knowledge with others is impressive. Also impressive are his strength, his enthusiasm and his sensibility, as we can discover from his art reviews and his outstanding conferences.
In the name of Niram Art magazine, I am glad to congratulate Mr. Álvaro Lobato Faria and I wish that each country in the world may have at least one Álvaro Lobato Faria for the benefit of all arts.



Best wishes,

Rares Stejar Naghiu Barbulescu

Director Niram Art Magazine








______________________





Madrid, 7 de Fevereiro de 2008


Exmo. Sr. Dr. Álvaro Lobato de Faria,


Como director da revista de belas artes Niram Art, costumo entrar em contacto com muitas pessoas que pertencem ao mundo artístico. Contudo, uma das pessoas que mais me impressionou, e por isso estou grato ao Sr. Romeo Niram por ter providenciado a oportunidade de conhecer essa pessoa, é o Sr. Dr. Álvaro Lobato de Faria. A revista Niram Art já publicou vários artigos sobre a sua actividade e estou muito orgulhoso disto. Estamos a falar do mais importante galerista de arte em Portugal, um intelectual dedicado, um conhecedor de arte profundo. No mundo actual, onde a arte tornou-se num negócio, existe em Portugal o Sr. Álvaro Lobato de Faria, que continua a antiga tradição dos galeristas abnegados e dedicados dos outros tempos e que brilha com a luz que só a paixão verdadeira pode reflectir.
Não fiquei admirado de saber que o Sr. Dr. tenha formação pedagógica, sendo professor, porque o seu amor de compartir os seus conhecimentos com os outros é impressionante, como também impressionantes são a sua energia, o seu entusiasmo e a sua sensibilidade, como podemos descobrir nas suas crónicas de arte e brilhantes conferências.
Em nome da revista Niram Art, gostaria de congratular o Sr. Dr. Álvaro Lobato de Faria e de expressar os meus desejos que algum dia todos os países do mundo venham a ter pelo menos uma pessoa como Álvaro Lobato de Faria, para o benefício de todas as artes.



Com meus melhores cumprimentos,


Rares Stejar Naghiu Barbulescu

Director da revista Niram Art

Tradução da língua inglesa.

Balanço de Actividades Culturais// Defeses Fine Arts

Madrid, 5 de Fevereiro de 2008


Exmo. Sr. Dr. Álvaro Lobato de Faria,




Foi uma estranha coincidência ter aparecido no mesmo número da revista Niram Art (6/2007) um artigo sobre o galerista e coleccionista Ambroise Vollard, juntamente com uma entrevista com o galerista português Álvaro Lobato de Faria. Ao pedido do pintor Romeo Niram, dirigi-me para o MAC de Lisboa a entrevistar uma pessoa sobre a qual ouvira falar-se muito mas não conhecia. Descobri com encanto que essa pessoa era exactamente tal como fora descrito: um intelectual refinado, um professor carismático, um “gentleman” dos outros tempos.


Depois de conhecer mais sobre a actividade do MAC, instituição que o Sr. Álvaro Lobato de Faria fundou, dei-me conta que tal vez essa coincidência do Número 6 da revista Niram Art não tenha sido apenas uma coisa curiosa do destino. Lembro-me de ter visto em Paris, no verão de 2007, uma exposição no Musée d' Orsay, dedicada ao maior galerista da historia das artes, Ambroise Vollard. Fui impressionada ao saber que o galerista Vollard foi retratado por pintores como Picasso, Cezánne, Renoir, Louis Valtat e indaguei-me sobre o que terá levado a tantos artistas a retratarem a mesma pessoa.


A resposta às minhas perguntas veio mais tarde, depois de conhecer em Lisboa o Sr. Álvaro Lobato de Faria e depois de ver seu retrato, pintado por Romeo Niram. Encontrei no Sr. Álvaro Lobato de Faria o mesmo espírito inovador, a mesma paixão pelas artes, a mesma coragem de ir em contra das ondas para promover os jovens artistas, qualidades que terão ganho a admiração desses pintores para o grande Vollard.


O Sr. Álvaro Lobato de Faria não é um simples amante da arte, senão o mais importante e inspirado galerista e promotor das artes não só de Portugal, mas de todo o mundo



lusófono. O Sr. Álvaro Lobato de Faria tem o papel-clave no desenvolvimento e na promoção das belas artes, sendo um dos mais ardentes sustentadores dos jovens talentos, abrindo novos caminhos nesse sentido, sacudindo o pó das velhas mentalidades e provocando em Portugal um verdadeiro “movimento” de arte contemporânea.



Hoje, como directora da Agência Defeses Fine Arts, vocacionada para a promoção das belas artes na imprensa, sinto muito orgulho em trabalhar com o Dr. Álvaro Lobato de Faria e poder contribuir a divulgar a sua actividade e os sucessos do MAC no mundo.


Defeses Fine Arts PR Agency
Directora Eva Defeses

Balanço de Actividades Culturais

Estimado amigo Dr. Álvaro Lobato de Faria

Tenho muito orgulho em conhecê-lo e também eu aprecio muito o seu trabalho e o seu entusiasmo pela divulgação da arte contemporânea.
Embora me falte o talento, gosto muito de o ver exibido por alguém que consegue, através da magia que coloca nas coisas que faz, elevar ainda mais a qualidade dos talentosos, transformando a arte naquela maravilha que só encanta quando é mostrada.
Um grande abraço.

Dulce Rocha

JUIZA
PRESIDENTE DO INSTITUTO DE APOIO Á CRIANÇA

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Colaboração com o Instituto Cultural Romeno_Balanço de Actividades Culturais





Excelentíssimo Prof. Doutor Álvaro Lobato de Faria,


Em nome do Instituto Cultural Romeno em Lisboa, queira receber as nossas calorosas felicitações pela sua admirável actividade de promoção da beleza e do bom, tanto por acções pessoais como em qualidade de líder do MAC.


Ficamos-lhe profundamente gratos pela generosidade com que colaborou com a nossa instituição logo após a sua inauguração. Os serões consagrados a comemoração de 50 anos passados sobre a Marte do escultor romeno Constantin Brancusi, que conseguimos organizar graças a sua competente presença, tiveram sucesso público de elevada formação cultural. A sua atitude de real suporte manifestado para reforço das relações culturais e humanas entre as nossas nações, situadas as extremidades do mundo latino, e exemplar.

Queira receber, caro Professor, toda a nossa gratidão, tal como a esperança de continuação da amizade e colaboração entre nós.


Com máxima consideração,



Dr. Virgil MIHAIU.


Director LC.R. Lisabona,



Lisboa, 5deFevereirode2008

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Actividades oficiais no Mundo Lusófono_Balanço de Actividades Culturais


Dr.Luís Mendes Machado,Embaixador de Portugal na Guiné e Dr. Álvaro Lobato de Faria





Declaração:

Lisboa,11 de Julho de 2007

Exmº Sr. Dr. Álvaro Lobato de Faria


Quer testemunhar pela presente a minha gratidão pela colaboração fantástica que o Movimento de Arte Contemporânea (MAC) e V.Exª. tiveram com a minha pessoa enquanto desempenhei as funções de Conselheiro Cultural e de Imprensa e de Director do CCP em Cabo Verde e, mais tarde, na Guiné-Bissau.

Nos cerca de oito anos que tive a possibilidade de colaborar com o MAC tocou-me não só a qualidade de todos os artistas envolvidos nesse grande Movimento, mas também o empenho carinhoso que V.Exª. tem tido pelos projectos internacionais e muito particularmente pelo relacionamento com África e com os artistas daqueles países pese as dificuldades financeiras.

Não posso deixar de realçar a qualidade e importância que tiveram as exposições organizadas por V.Exª. e que tive a grata oportunidade de promover em Cabo Verde e na Guiné-Bissau no desempenho das minhas funções.


Embora temporariamente afastado das lides culturais, não quero deixar de testemunhar a V.Exª. todo o apreço e gratidão que tenho pelo MAC e pelo inestimável trabalho de V.Exª. à frente dos destinos desse Movimento.

Por outro lado, recordo também com gratidão as palestras e aulas livres que V.Exª. se disponibilizou a dar aos estudantes cabo-verdianos e aos guineenses, por ocasião da organização das exposições naqueles países e que tiveram grande repercussão entre todos os que a elas assistiram.


Com gratidão e muita estima

Luís Mendes Machado
Conselheiro Cultural

Balanço de Actividades Culturais//Centro Cultural Villa Riso_Rio de Janeiro_Companhia das Artes_Búzios _Brasil//



Exmo. Sr. Doutor Álvaro Lobato de Faria,
Venho pela presente carta, em nome da Companhia das Artes, Búzios, Rio de Janeiro, felicitá-lo pelo brilho e sucesso alcançado em 1995, em simultâneo com a exposição no Centro Cultural Villa Riso, no Rio de Janeiro, pelas quais foi considerado o melhor galerista e curador estrangeiro do ano, dentre os vários de todos os países que estiveram presentes.
Faço notar que o seu empenho no conhecimento e divulgação da Arte são extremamente benéfico e um grande incentivo para o relacionamento cultural entre os dois Países.
Quero felicitá-lo ainda pelo "Troféu Ana Bernacchi" que lhe foi atribuído pela Companhia das Artes, como melhor galerista e curador do ano.
Todos estes acontecimentos foram grandemente divulgados em toda a Imprensa diária, no programa de televisão "SEM CENSURA" e na TV GLOBO.

Com muita gratidão
A Directora Coordenadora da Companhia das Artes
Marta Maria Araújo d´Aguiar Silva

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Balanço de Actividades Culturais_Sociedade da Língua Portuguesa

Ex.mo Sr.
A Sociedade da Língua Portuguesa congratula-se pela estreita colaboração entre o vosso espaço de arte e a nossa instituição, contribuindo para a dinamização das nossas actividades, enriquecendo-as com a dimensão artística, elemento indispensável para a conjugação que deve existir entre toda as artes, nomeadamente língua/literatura e artes plásticas.
Na verdade, V. Exª., dentro do MAC (Movimento Arte Contemporânea), soube entender o valor da arte, não apenas numa perspectiva comercial, mas com o verdadeiro sentido cultural e pedagógico, abrangendo várias áreas e incentivando os mais diversos agentes culturais.
Dentro das artes plásticas, distinguindo a pintura, a medalhística, a escultura, a joalharia, a cerâmica e a tapeçaria, dando-lhes visibilidade e projecção em eventos, quer em Portugal Continental e Ilhas, quer, com a colaboração do Instituto Camões, nos Países de Língua Portuguesa (Brasil, Cabo Verde, Guiné, etc.), promovendo conferências, mesas redondas, work-shops e debates.
Por todas estas razões, a Sociedade da Língua Portuguesa tem V. Exª. como parceiro preferencial, desde há cerca de dez anos, na realização de vários acontecimentos literários, enriquecendo-os com a componente artística.
Deste modo, vimos convidar V. Exª. a participar, dentro dos moldes habituais, com uma exposição de artes plásticas e uma comunicação, num grande festival de Língua, Poesia e Arte a realizar em Junho deste ano, na Lourinhã e no Vimeiro, em parceria com estas autarquias, por altura das Comemorações dos 200 Anos da Batalha do Vimeiro.

Com os melhores cumprimentos.


A Presidente da Direcção


Dr.ª. Elsa Rodrigues dos Santos
14/2008-RPES/TS